A importância de uma alimentação natural

Mesa de verduras

Cuidar da saúde hoje significa abrir mão dos industrializados e consumir mais produtos naturais.

É curioso perceber como o mundo mudou tão rápido em tão pouco tempo. Há 50 anos, ninguém imaginava que o ser humano inventaria tantas tecnologias, como o computador, o telefone portátil, a câmera digital, a Internet, o DVD e o CD. Mais do que instrumentos novos e artificiais, o homem ainda manipulou os alimentos e criou uma alimentação que hoje tem espalhado diversas mazelas na saúde de todos (desde os mais pequenos até os mais velhos), como problemas cardíacos, vários tipos de câncer, diabetes e a hipertensão.

Não se trata de algo alarmista, mas sim de olhar para a realidade. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade em crianças menores de 05 anos já atinge 41 milhões em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Além das crianças, outros milhões de pessoas estão acima do peso; há atualmente, segundo especialistas, 2,1 bilhões de obesos, o que representa 30% da população mundial.

Para mudar esses hábitos e tentar inverter esses números tão preocupantes, é importante pisar um pouco no freio e voltar algumas décadas atrás. Algumas, não. Mais de seis ou sete, quando o homem ainda consumia, em grande parte, alimentos naturais. Pois são eles a solução para esse grave problema que assola tantas pessoas atualmente. Consumir verduras, legumes, produtos feitos à base de ervas e flores e evitar alimentos artificiais, produzidos pela indústria alimentícia, é a base dessa transformação, que não só traz efeitos positivos para a saúde física, como ainda beneficia a mente e a alma.

Dentre esses produtos tão vantajosos, o chá de hibisco é um dos que mais se destacam. Uma bebida feita a partir da flor Hibiscus sabdariffa, esse chá tem propriedades revigorantes capazes de reduzir vários distúrbios causados por uma alimentação deficitária e ainda pode proteger o corpo de outros tipos de doença. Isso porque ele tem propriedades altamente antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo ótimo para a saúde de todo o organismo.

 

A força da simplicidade

Chá de hibisco

Alimentação natural: o chá de hibisco traz várias vantagens para quem quer ter mais saúde.

Consumir esse tipo de chá é muito mais que voltar no tempo. Na verdade, ele nunca foi tão consumido como hoje no mundo ocidental, quando começou a “onda da alimentação natural” nas grandes cidades. Mesmo que o hibisco já seja cultivado na América desde a chegada dos escravos africanos há vários séculos, seu chá é uma bebida típica do sudeste asiático, onde ele é amplamente difundido. Por isso, falar de chá de hibisco é resgatar a cultura oriental, uma cultura muito distante da brasileira, mas que pode ser muito benéfica para quem deseja mudar de vida.

É só olhar para os orientais e ver como eles são centrados, longevos, magros e saudáveis. Apesar de grandes metrópoles terem surgido no extremo-leste do mundo, os povos asiáticos ainda são amplamente reconhecidos pela qualidade de vida e pelo bem-estar que pregam em seu dia a dia. E a base disso tudo está nessa bebida, simples e aparentemente banal, mas que tem conquistado o mundo com seu poder nutritivo inigualável.

O chá de hibisco, apontam nutricionistas, tem diversas substâncias positivas em sua composição. Ele conta com cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como flavonoides que combatem os radicais livres. Dessa forma, ele tem como atributos o fato de fortalecer os ossos, melhorar a circulação sanguínea, ajudar o sistema imunológico e ainda estimular a perda de peso. Ele inclusive elimina a gordura de partes que não podem ter taxas lipídicas muito elevadas, como o abdômen e o fígado.

 

Mas vai com calma…

Apesar de suas vantagens, ele não pode nem deve ser a única mudança na rotina das pessoas. Muito pelo contrário. Especialistas apontam que uma alimentação saudável e natural também precisa ter menos produtos com alto teor de sódio, açúcar e gordura. Embutidos, frituras, produtos congelados e doces estão entre os grandes vilões contemporâneos da saúde e, por isso, é bom se monitorar quanto ao consumo desses alimentos.

Além disso, o chá de hibisco não pode ser consumido em excesso. Mesmo com tantas propriedades boas, ele pode não ser totalmente metabolizado pelo corpo quando a pessoa abusar dessa bebida, o que pode causar intoxicação. A quem deseja engravidar ou já está esperando um filho, ele ainda é contraindicado, já que pode prejudicar os hormônios e a fertilidade.

No comments yet.

Deixe um comentário

*