A importância do direito civil e como ele pode te ajudar

Direito CivilNós intitulados como indivíduos, podemos recorrer ao direito civil quando nos sentimos lesados em nossos direitos, e temos no Ordenamento Jurídico a possibilidade de requerer a reparação do mal sofrido por meio de uma ação judicial, um meio muito conhecido entre nós. Só que a prescrição reprime a inércia (atitude passiva) e incentiva o titular do direito a tomar providências que possibilitem o exercício de seu direito em um período de tempo razoável. Ou seja, tudo nesta vida tem um prazo, se compramos algo e queremos cancelar temos 7 dias para isso, e cada situação tem as suas especificidades.

Por este motivo a lei estipula prazos a serem observados para o exercício de alguns direitos, sob pena de tais proteções jurídicas não poderem mais ser exercidas. Esta prescrição existe para criar tranquilidade e segurança nas relações sociais, pois não se pode admitir que uma pessoa tenha sobre outra uma pretensão que pode ser reivindicada ou não no decorrer dos tempos, dependendo exclusivamente de um ato de vontade. O motivador do processo civil é os acontecimentos e as atitudes que temos logo em seguida ao acontecimento, esperar muito tempo e de repente “processar” alguém pode ser caracterizado como pessoal ou uma vingança perdendo toda a credibilidade.

Desta forma o que nos resta é procurar a ajuda de um profissional de direito civil sempre que surgem duvidas sobre situações que ferem a nossa natureza.

Algumas das modalidades são: Responsabilidade civil em geral; Indenização e ressarcimento de danos materiais e morais, estéticos, danos emergentes e lucros cessantes; Cobrança e recuperação de créditos; Penhora de bens garantidores de débitos; Busca, apreensão e recuperação de bens; Cobrança e recuperação de créditos; Elaboração de Contratos; Disputas contratuais; Inventários, arrolamento de bens e partilhas e tantos outro aspectos corriqueiros do nosso dia a dia, seja particular, familiar ou outros.

E falar sobre os diversos aspectos que ferem a nossa natureza é muito relativo, a questão desta ofensa em muitos casos quem estipula e intende é o juiz com a sua interpretação do caso, em caso de dúvidas já sabe procure um advogado de direito civil e obtenhas as informações necessárias.

No comments yet.

Deixe um comentário

*