A necessidade de um aterramento bem feito

Instalações mal feitas podem nos trazer muitos problemas, encarecimento nas contas e o risco de morte quando a instalação foi mal conservada. Existe um aparelho no mercado que se chama terrômetro que a sua função é medir a resistência da terra. Tem uma saída de energia nele que deve ser fincada no aterramento a ser verificador e as outras duas saídas são conectadas em eletrodos fincadas ao solo para medição, assim, é possível saber qual é a resistência encontrada.

Muitos engenheiros informam aos seus clientes sobre a necessidade de um aterramento, mais a resposta quase sempre é a mesma acham que os as empresas querem ganhar algo com isso e se esquecem de sua própria segurança e a de sua família. A dica dos especialistas é que além do filtro de linha devem providenciar um aterramento para que possam ligar ao filtro de linha, dessa forma evitando maiores transtornos. Muitos dos engenheiros comentam que raramente os raios veem pela rede elétrica, mais sim pela própria edificação. E deixam claro que não estão do lado de seus clientes ou da companhia de energia.

Então nos levam a pensar se fosse pela rede elétrica, não queimariam as coisas dos nossos vizinhos também? O Brasil é um dos países que mais recebem raios. E aquele ditado que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, acredito que no nosso país podemos desconsiderar. É altíssimo o número de raios que caem a cada tempestade. Percebemos aqui a importância do uso do terrômetro nos aterramentos a fim de evitar não somente a perda material como também a perda de vidas, pois com eletricidade não se brinca. Se existem profissionais para essa área é porque realmente eles são necessários e cabe a nós consultarmos outros em caso de dúvida, mas, não é seguro economizar aqui e mais adiante ter um gasto maior. O terrômetro é um aparelho com um custo importante e por isso é usado geralmente por engenheiros e técnicos eletrônicos.

No comments yet.

Deixe um comentário

*