Automóvel: o sonho da juventude

Que jovem não sonha em ter seu próprio carro e sair viajando por aí como se “destino” fosse uma trivialidade qualquer? São raros os que não têm esse desejo pelo menos uma vez na vida. O automóvel, afinal de contas, dá liberdade, dá praticidade nos deslocamentos, aniquila de vez a programação de acordo com os horários do ônibus ou a possibilidade do nosso pai (ou amigo) nos dar uma carona. Com um automóvel, é o nosso horário que vale, é ou não é?

Realizando o sonho do carro próprio.

Realizando o sonho do carro próprio.

E aí, não raro, os jovens costumam investir seus primeiros salários num possante. Muitos avançam sobre o mercado de semi-novos – especialmente aqueles que já têm algumas economias e que preferem negociar carros usados que estejam em ordem e com preço mais baixo. Mas outros preferem apostar num zero quilômetro, e para isso recorrem a financiamentos, empréstimos no banco ou num consórcio de automóveis, sendo que essa última opção é preferida pelos menos apressados – ou mais otimistas em relação ao lance que poderão dar.

Armadilha à vista!

Vamos pegar um exemplo de filme sobre carro: Velozes e Furiosos. É carro voando para todos os lados, mas quantas vezes algum personagem falou sobre os impostos anuais dos possantes? Aí você vai me dizer: “eles eram foras-da-lei”, não se importavam com essas coisas”. Isso é verdade. Mas e abastecer o possante? Você viu algum fazer isso? No máximo, algum personagem fica pelo caminho com o ponteiro do tanque encostando na vareta, mas fora isso, os postos de gasolina não aparecem nem para encenação direito!

Abuso de velocidade por parte dos jovens motoristas.

Abuso de velocidade por parte dos jovens motoristas.

E nisso os jovens ávidos por se tornarem viajantes contumazes não se lembram sempre. Gasosa. Uma hora é preciso abastecer – aliás, dependendo do uso (por exemplo, viagens que duram o dia todo, por vários dias), isso é praticamente diário! E com a gasolina a praticamente R$4,00 por litro, imagine os gasto com esses abastecimentos? Um carro popular 1.0 com tanque de 45 litros precisará de R$180,00 do seu bolso para ser completado; imagine um 1.8, 2.0 com tanques de 50 litros ou mais… É… pagar as parcelas do consórcio de automóveis não será a única despesa, meu amigo…

Já ouviu falar que o Brasil é campeão mundial, medalhista olímpico na categoria “acidentes de trânsito”? Pois é. Medalha de ouro. E se for conferir as estatísticas de cada estado, a maioria dos acidentes foi provocado por imprudência, ou seja, alguém resolveu bancar o valente ao volante e acabou mal. Talvez tenha levado alguém junto. É bom conter a empolgação e ligar todos os radares assim que afivelar o cinto, meu caro. O trânsito de hoje é uma selva…

Vantagens a logo prazo!

Mas calma, que ter um carro não é só responsabilidade e coisas ruins; pode ir lá conversar com o pessoal e fazer seu consórcio de automóveis, porque vale a pena.

Ter um carro representa, sim, essa liberdade de horários e distâncias a cobrir, representa a autonomia que você sempre quis. Ainda mais para quem está morando fora e já não pode mais contar com a caroninha dos pais! É chato, mesmo, ficar precisando da boa vontade dos amigos, dos colegas, dos vizinhos… sobretudo quando o problema é de saúde e você precisa de agilidade. Em alguns momentos da vida, ter um carro é importante. Se você se casar e tiver filhos, então… aí sim vai precisar ter um meio de locomoção sempre ao seu dispor, porque situações para transportar os pequenos de um lugar para outro aparecerão aos montes!

Investindo no sonho.

Investindo no sonho.

Mas se casar não está nos seus planos no momento, nem ter filhos… talvez viajar com os amigos esteja, não é? A viagem colaborativa, em que todo mundo divide a despesa com combustível, barateia qualquer viagem e permite que se cubram grandes distâncias com a galera.

Essas parcerias também são ótimas quando o motivo é acadêmico. Se vários colegas da mesma faculdade moram relativamente perto uns dos outros, mas longe da instituição, se algum deles tiver um carro, pode se tornar o motorista do pessoal. Divide-se a gasolina, fica leve para todo mundo e ninguém perde aula por causa da distância ou do ônibus que chegou atrasado no ponto.

Tendo responsabilidade na hora de adquirir e de usar (principalmente de usar) um veículo, essa ideia tão empolgante pode fazer uma grande diferença – positiva – na vida de um jovem. E aí? Já pensou a respeito?

No comments yet.

Deixe um comentário

*