Benefícios do Pilates para quem tem problema no joelho

O Pilates é uma técnica que reúne esforço físico ao mesmo tempo em que trabalha a postura. Por isso, algumas pessoas o enxergam como exercício físico, enquanto outras como um complemente à fisioterapia. Na verdade, ele é uma combinação dos dois.

Para que se possa usufruir dos benefícios, é preciso passar por um instrutor que fará uma avaliação para identificar o seu problema e conhecer todo o histórico, além de fazer uma avaliação física para entender quais são suas limitações.

Para quem tem problema no joelho e pretende tratar com o Pilates, primeiro precisa entender sobre o problema. Ele normalmente ocorre quando há a diminuição da cartilagem, que fica nas extremidades dos ossos para evitar que haja atrito ou desgaste. Quando a cartilagem diminui, então, começam os problemas e as dores.

O Pilates pode ajudar a diminuir essas dores, pois os exercícios são direcionados individualmente conforme a necessidade de cada um. Por os exercícios respeitarem os limites de quem o está executando, consegue-se diminuir as dores e melhorar as articulações. Isso porque há o alongamento dos músculos ao mesmo tempo em que há fortalecimento, diminuindo o contato entre os ossos. Para atingir esses objetivos, são usados aparelhos específicos, como a bola bobath e também o bosu.

Além disso, o Pilates pode ajudar na reeducação postural, fazendo com que se ande ereta, diminuindo a pressão e o sobrepeso nos joelhos. Benefícios como trabalhar todo o corpo ao mesmo tempo e fortalecer a musculatura são alcançados com o Pilates. E, como todo exercício físico, tem o poder de revigorar também a mente!

É preciso lembrar que o pilates não faz milagres. Ele apenas identifica os problemas e trabalha para que haja fortalecimento dos músculos e reeducação na postura. Para que as dores no joelho cessem de vez, deve se praticar atividades físicas leves, não deixar o joelho flexionado por muito tempo e dar preferência aos sapatos baixos.

No comments yet.

Deixe um comentário

*