Certidão FGTS

Um dos documentos essenciais para o funcionamento de uma empresa de acordo com as leis brasileiras é a Certidão FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que também pode ser conhecida como CRF (Certidão de Regularidade para o Fundo).

Esse documento foi instituído em 1966 e desde então permite que a Caixa Econômica Federal tenha acesso e gerencie um conjunto de recursos emitidos pelas empresas de uma forma geral (todo setor privado)e que assim proteja os trabalhadores com carteira assinada no caso de as relações de emprego sejam encerradas entre a empresa e o funcionário. Os direitos dos empresários também são protegidos por esse documento, criando uma situação mais confortável entre ambas as partes em caso de um término de relações futuro.

Alem de assegurar que o trabalhador receba seus direitos financeiros com relação ao tempo trabalhado em determinada empresa, esse documento ainda é válido para situações onde aconteçam graves acidentes de trabalho ou até mesmo doenças mais severas, catástrofes naturais e qualquer outra situação onde o trabalhador seja lesionado e seja forçado a parar de trabalhar repentinamente.

A obtenção desse documento é essencial para qualquer empresa, já que sem ele muitos dos direitos financeiros dos empresários são proibidos, como realizar empréstimos ou fazer investimentos futuros com o nome da empresa. Por esse e outros motivos, o empresário deve fazer o processo de requerimento o quanto antes possível, de preferência antes da inauguração de sua empresa. Para obter a certidão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou Certidão de Regularidade para o Fundo é muito simples, o empresário deve apenas comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal portando os documentos necessários.

Uma dica importante e que os empresários devem ficam ligados é que para fazer o pedido da certidão FGTS deve-se entrar em contato com o gerente do banco anteriormente a visita para que um horário seja marcado e os documentos requeridos sejam separados e estejam prontos. Dessa forma um bom tempo será economizado.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*