Classificação de vinhos por graduação alcoólica

tipos de vinho
O vinho pode ser classificado conforme sua graduação alcoólica, os tipos de vinho classificados dessa forma referem-se ao tipo de uva que ele é feito e o quanto de açúcar fermentado que é usado. Além dessas 3 características, ele pode ser classificado conforme as características da uva usada, se ela é mais doce, maior, com mais cachos, o tempo em que ela foi colhida, tudo isso diferencia o tipo de vinho.

Por isso existe tanta diferença entre vinho português, francês, argentino, chileno e brasileiro. Nesse texto vai se falar sobre as diferenças entre esses tipos de uva que produzem diferentes tipos de vinho.

O Cabernet Sauvignon é umas das uvas de maior qualidade conhecidas no mundo, sua origem é Bordeaux na França, mas hoje ela se espalhou e está presente em diversos países, como Estados Unidos, Chile, Argentina e Austrália.

Responsável pelos melhores rótulos do planeta, seu fruto é resultado do cruzamento das uvas Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. É bastante consistente e cresce bem em muitas denominações. Em algumas, origina vinhos de rara profundidade, riqueza, concentração e longevidade, é considerada pelos críticos umas das melhores uvas do mundo.

A Malbec se originou na Franca, também em Bordeaux, mas, o país que mais a utiliza hoje e a Argentina, que ficou famosa pela qualidade dos seus vinhos produzidos. A Malbec possui cachos e bagas de tamanho médio e tem um sabor mais adocicado que o Cabernet.

O Merlot possui uma grande semelhança com o Cabernet, entretanto é um pouco mais suave, tem sabor mais macio e aromas mais frutados, agradando mais o paladar feminino do que o masculino.

Para sair um pouco da Franca, a uva Sangiovese tem origem na Itália, em toscana e é a base dos grandes vinhos da Toscana – Chianti, Brunello di Montalcino e Vino Nobilo de Montpulciano.

O vinho do Porto é com certeza, uns dos mais famosos do mundo, tornando a cidade lusitana famosa no mundo inteiro. Ele é muito conhecido por ser um estilo de “vinhos fortificados”, os quais, são dotados de maior teor alcoólico, resultado da adição de aguardente vinícola ao vinho, interrompendo o processo de fermentação, além de ter um processo de vinificação muito rápido, de dois a três dias.

Esses são alguns tipos de vinho mais conhecidos, existem outros, claro, mas, com esses já se consegue ter uma refeição acompanhada de um ótimo vinho.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*