Como criar um livro digital de sucesso

“Este artigo pode ser distribuído livremente, desde que seu conteúdo seja inalterado e mencionado as fontes originais.”

Conteúdo

Nos dias de hoje, qualquer pessoa comum pode fazer um e-Book, e é relativamente fácil! Existem atualmente, vários softwares especializados em criação/formatação de livros digitais. O mais difícil no processo, será criar conteúdo de qualidade para atrair o público alvo.

Quando não se tem conhecimento sobre o assunto, a primeira impressão é que, criar um livro digital é difícil. Mas posso garantir que não é!

Com certeza o mais importante é o conteúdo. Você precisa dominar muito bem um assunto para se propor a escrever sobre ele. A Gramática também é importante, mas os internautas costumam tolerar alguns “errinhos”. Isso os Internautas que percebem os erros – rs

Afinal, você deve ser especialista no assunto abordado em seu livro, não necessariamente em gramática. A menos que o seu livro fale sobre gramática!

Você deve escolher um assunto e desenvolvê-lo sabiamente, oferecendo informações relevantes e valiosas, onde o leitor poderá “pegar” essas informações e tomar uma atitude imediatamente. Em outras palavras:

O seu Artigo tem que ser um texto poderoso!

O seu artigo deve acrescentar algo, ao tema abordado, essa é a parte mais difícil, porque provavelmente várias pessoas já escreveram excelentes artigos, tutoriais e e-Books sobre o tema que você escolheu.

Uma boa idéia antes de escrever algo é: pesquisar artigos, tutoriais e e-Books, escritos sobre o mesmo tema. Assim você pode estudá-los, crescer no conhecimento relacionado ao tema.

E, depois abordar o mesmo assunto a partir de outro prisma; do seu ponto de vista!

Depois de escrito, espere alguns dias e leia o seu e-book. Você perceberá a quantidade de erros que cometeu e também o quanto poderá acrescentar em informação, melhorando a sua obra e assim poderá distribuir um material muito mais relevante, para os seus clientes.

Você também pode pegar uma página ou alguns trechos do texto e postar em uma rede social ou fórum, com o objetivo de receber críticas e assim aprimorar o projeto.

E, analisar se as pessoas gostaram ou não, conforme os comentários. Muitos autores fazem isso antes de lançar seus projetos.

Outra boa ideia, é disponibilizar para download em seu site uma versão demo, para incentivar seus clientes e já ter uma ideia, se vai ou não ser sucesso.

De a seus visitantes a oportunidade de comentar sobre a versão demo. Os comentários podem lhe ajudar muito se você souber lidar com críticas.

Formatação

Após a criação do conteúdo, o que eu considero a parte mais difícil, e onde você terá que empregar maior tempo, será necessário cuidar da formatação.

É possível criar e-books em vários formatos, porém os mais utilizados são: exe (auto-executável) e PDF. Minha dica é: “Procure usar sempre o formato PDF.”

Isso porque: o PDF é um formato universal, funciona em praticamente qualquer plataforma.

Se você criar um e-Book em formato exe, ele ficará restrito a plataforma Windows. Dessa forma o seu público será mais limitado.

Serão necessários alguns softwares para formatação do seu livro digital:

Editor de textos;

Software para criação da capa do e-Book;

Tanto o Editor de textos, quanto o software para criação da capa do e-Book, podem ser adquiridos gratuitamente na Internet.

Existem serviços online para criação de capas (serviços free).
Você também pode optar por serviços pagos, como por exemplo: adquirir um software para criação do e-Book com todos os recursos de segurança e etc.

E também será necessário comprar um software gerador de capas.
Tudo depende de qual é a sua intenção com o seu e-Book. Se ele foi feito para distribuição grátis ou se foi feito para venda.

Registrando sua obra

Outro passo fundamental que eu não poderia deixar de mencionar aqui, é o registro do seu e-Book.

Todo e-Book que você criar, deve ser registrado na Biblioteca Nacional, com esse procedimento você garante 100% dos direitos autorais sobre sua obra.

Não se esqueça desse passo tão importante. Ou alguém pode te causar problemas futuros. Toda obra deve ser devidamente registrada!

Gostou do artigo? Não gostou? Comente…

Para mais informações sobre negócios online, e sobre os links para os sites e ferramentas citados acima, acesse agora:

http://www.ganhar-dinheiro-internet.com

Abraço,

Wagner Moraes

No comments yet.

Deixe uma resposta

*