Como garantir um bom controle financeiro pessoal

Um passo importante para se ter um controle financeiro pessoal é gastar menos do que se ganha, ponderar se o consumo que faz diariamente é realmente necessário ou se entraria em uma lista de futilidades. Pensando da seguinte forma, se os itens que compra são úteis, ou se são úteis e necessários, porque muito do que é útil, nem sempre é totalmente necessária, a redução de consumo gerará mensalmente um valor que pode ser investido em uma viagem a passeio, na entrada de um carro ou até em uma casa.

Economia

O controle financeiro pessoal está vinculado a economia inteligente de dinheiro, pequenos hábitos que podem ser modificados aos poucos, sem o susto de não poder gastar absolutamente nada, é um processo que deve ser trabalhado primeiramente no psicológico para depois ser posto em prática. Ao trabalhar o psicológico, estabeleça uma meta para o uso deste dinheiro que será reservado, a partir daí, a convicção da necessidade de gastar modifica, de dentro para fora. O monitoramento do gasto com dinheiro, ou cartão é necessário para responder a pergunta que o consumidor impulsivo faz: Onde foi parar o meu dinheiro? Se é sacado no banco uma quantia de valor X e esta é maior que o valor a que será destinado é certo que o restante será gasto com Y, W e Z. Este restante será convertido a itens de caprichos por que é sobra de um valor que possuía destino.

Dicas

Separe uma porcentagem da renda para si, outra para as contas e outras para as compras da casa, deixe o restante intacto. Este método vai ajudar a ir se desprendendo aos poucos do consumismo excessivo sem que este seja um trabalho árduo. Faça uma lista antes de ir ao mercado, veja o que realmente está faltando em sua casa e o que está acabando, compre somente estes itens sem desvios, procure promoção somente dos itens que compõem a lista que criou, desta forma evitará desfilar pelos corredores do mercado pensando em algo gostoso ou novo que queira, mas não precise. Reveja as opções de alimentação enquanto está na rua durante os dias de trabalho, pode ser economizado pelo menos dez ou quinze reais a menos se optar por restaurantes mais baratos ou a possibilidade de carregar uma marmita.

No comments yet.

Deixe um comentário

*