Como ser um chefe respeitado

Se você acha que ser chefe é apenas saber liderar e dar ordens, está muito enganado. Ser chefe é saber coordenar uma equipe, valorizando os pontos fortes de cada pessoa e trabalhando para melhorar os pontos fracos. Veja como ser um chefe respeitado, a seguir:

  • Não apenas delegue funções. Realize as tarefas junto com seus funcionários, tire as dúvidas deles. Eles só lhe respeitarão se você mostrar que domina os assuntos passados para eles.
  • Só mantenha segredos necessários para o bem da equipe. De resto, valorize a comunicação aberta e transparente com os funcionários. Claro, se tiver uma notícia sobre um possível corte, apenas fale se for autorizado. Lembre-se que apesar de você ser chefe, também tem um chefe e precisa prestar contas. Nada de causar pânico desnecessário nos funcionários. Lembre-se que a paz no ambiente é fundamental para que o trabalho flua direito.
  • O aumento da produtividade dos funcionários também pode estar relacionado com a tranquilidade no ambiente de trabalho, por isso, evite também pressionar demais e desnecessariamente as pessoas.
  • Ser chefe também envolve algumas responsabilidades administrativas, como fazer o controle do registro de ponto eletronico e também ajudar os funcionários a manipularem e cumprirem o software de acesso.
  • Na hora de contratar alguém, seja ético e contrate por merecimento, não por aparência ou por ser indicação ou parente e amigo de conhecidos.
  • Na hora de promover alguém, também vale ter coerência e trabalhar seguindo a meritocracia dentro da empresa. Ou seja, o funcionário a ser promovido deve ser por mérito. A valorização dos funcionários dentro da empresa é forte aliada na retenção de talentos. E, a retenção de talentos é muitos mais atrativa do ponto de vista financeiro do que a contratação de novos colaboradores.

No comments yet.

Deixe um comentário

*