Conheça os tipos de juntas mais utilizadas nas construções

Todas as construções, de uma forma geral acabam sofrendo bastante com variações de temperatura, como por exemplo o frio, o calor, a umidade, o vento, entre outros, e ainda com sobrecargas e automaticamente com um revestimento e está submetido a diversos tipos de tensões que chamamos de movimentação.

Para que possamos aliviar todos os esforços que são impostos para o revestimento cerâmico, todos os projetistas deverão prever algumas formas importantes de absorver ou ainda aliviar todo este tipo de movimentação determinado, para que possa inclusive evitar um destacamento de cerâmica. Uma forma bastante interessante de aliviar este tipo de tensão é prever algumas juntas no sistema de revestimento cerâmico. Estas juntas possuem algumas classificações diferenciadas, veja a seguir:

As juntas de assentamento

Podemos chamar de juntas de assentamento todo o espaço regular que existe entre as duas placas de cerâmica adjacentes. Todas as juntas em peças são muito importantes pois absorvem uma boa parte das deformações destes revestimentos cerâmicos o que permite que as diferenças dimensionais das peças ou das placas possam ser recompensadas e ainda possam facilitar a possíveis trocas de placas cerâmicas evitando assim que sejam danificadas. A largura de todas as juntas deverão ser criadas de acordo com o fabricante das placas de cerâmica.

Juntas de dessolidarização

Este é um tipo de espaço regular, a sua função principal é procurar subdividir todos os revestimentos dos pisos para aliviar as tensões que são provocadas pela movimentação de sua base ou ainda do próprio tipo de revestimento. Ela que fica situada em mudanças de planos, quinas de paredes e tanto de forma interna como externa, além do perímetro das áreas revestidas.

As juntas de movimentação

São tipos de juntas de espaço regular que poderá definir as superfícies que estiverem revestidas com placas cerâmicas, e a sua função determinada é permitir um grande alívio de tensões que foram originadas pela movimentação de sua base onde deverá ser aplicado ou ainda por sua própria expansão das suas placas de cerâmica.

As juntas estruturais.

Este é um espaço regular existente entre as estruturas, a sua função é procurar aliviar as tensões que são provocadas por uma movimentação de concreto.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*