Conheça um pouco mais sobre esta bebida considerada milenar, o Saquê

O Saquê nada mais é do que uma bebida fermentada bastante tradicional do Japão, esta que é fabricada por toda a fermentação do arroz e ainda tomada normalmente quente e em grandes comemorações, como um exemplo podemos citar o Ano Novo e ainda cerimônias consideradas como xintoístas de casamento existente.

É importante citar que a primeira produção de saquê que se tem conhecimento conta com uma data do século III e aconteceu na cidade de Nara, esta que era uma antiga capital japonesa. Com isto diversas regiões existentes do país acabam produzindo a mesma mas é esta a região que teve a fama de fabricar a melhor bebida, juntamente com a cidade de Fushimi em Kyoto. Atualmente existem mais de 1600 fabricantes de saquê no Japão.

Aqui no Brasil por exemplo a bebida sofre uma produção por empresas como por exemplo a Sakura e também a empresa Azuma Kirin. Tudo isto traz uma grande variedade de saquês brasileiros e também japoneses que poderão ser encontrados em vários tipos de lojas de bairro da Liberdade em São Paulo.

Conheça um pouco mais sobre o processos de fabricação

A bebida que é classificada na categoria de vinhos é um tipo de fermentado natural com um alto teor alcoólico em torno de 16% e onde exclusivamente os únicos ingredientes de fabricação é o arroz e a água.

De todo o arroz sai a matéria prima para a fabricação do saquê, o chamado koji que resulta em toda a remoção do excesso de óleo e ainda proteínas que são contidas através do arroz. E para se chegar a mistura de koji é importante se ter um arroz que seja polido, de forma que ele possa perder entre um terço até a metade de sua superfície considerada original, sendo depois disto macerado, enxugado e também vaporizado e resfriado em uma temperatura equivalente de 5 graus.

A tradição original inclui um processo onde toda a família fabricava a bebida e todos tinham de mastigar o arroz para fazer a fabricação, apesar disto de acordo com leis de vigilância e por ser considerada uma bebida tradicional este costume acabou banido.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*