Cursos

Com as dificuldades económicas vividas por muitas pessoas hoje em dia em muitos países da Europa, duas novas modalidades de formação começam a ganhar destaque e cada vez mais importância no mercado: os cursos financiados, e os cursos remunerados. Em seguida, vamos discorrer sobre este tipo de cursos, as suas diferenças, a razão da sua existência e as vantagens que trazem para os cidadãos.

  • Relativamente aos cursos financiados, que são os que existem em maior número, são um tipo de formação gratuita, em que o aluno não tem qualquer tipo de despesa com propinas, e onde os únicos gastos à sua frequência, são relativos aos custos que eventualmente poderá ter com algum material de estudo bem como as despesas com transportes e alimentação que também eventualmente poderá ter nos dias de formação. Em grande parte dos países do Mundo, existe uma panóplia enorme de formação do género, que abrange praticamente todas as áreas de actividade, e para conhecer as existentes na sua região, basta entrar em contacto com as entidades governamentais ou privadas responsáveis por as leccionar.
  • Relativamente aos cursos remunerados, eles além de não apresentarem qualquer tipo de custo relacionado com propinas, oferecem ainda a quem os frequenta, uma bolsa de estudo para poder ajudar a pagar todas as despesas inerentes ao tempo durante o qual está a frequentar a formação, nomeadamente despesas relacionadas com material de estudo, alimentação, transportes ou habitação. Este tipo de cursos, por envolver uma maior despesa financeira para as entidades que os leccionam, obedecem a requisitos de selecção e frequência das aulas, muito mais rigorosos e exigentes, e a oferta não é tão grande como a existente nos cursos financiados.


Este tipo de cursos, por norma são disponibilizados pelos organismos governamentais relacionados com o emprego, a formação e a inserção social/profissional, e é visto por parte dos governos como um investimento para dotar os seus cidadãos de maiores e melhores competências, de forma a ter recursos humanos mais capazes, que contribuam mais para o desenvolvimento da economia, e consequentemente o País possa ter melhores resultados económicos, garantindo assim uma maior qualidade de Vida para todos.

Do ponto de vista de muitas pessoas que hoje em dia têm dificuldades em ingressar no mercado de trabalho, estes cursos podem ser uma excelente via para adquirir competências gratuitamente, de forma a melhorar o curriculum profissional e ter maiores probabilidades de ser recrutado por uma entidade empregadora. Estes cursos, devem sem dúvida ser aproveitados por todo o tipo de pessoas, desde os que não têm qualquer tipo de formação, até aos que têm formação de nível superior, pois este tipo de formação pode ser benéfico no sentido de actualizar conhecimentos, ou de alargar os mesmos, pois hoje em dia, com um mercado de trabalho tão competitivo, as empresas procuram profissionais cada vez mais polivalentes, de forma a reduzir os custos com a massa salarial ao fim do mês.

Para saber mais acerca destas acções de formação, consulte as ligações que fomos deixando ao longo do artigo, e caso tenha dúvidas entre em contacto com os administradores do portal mencionado.

No comments yet.

Deixe um comentário

*