Decoração Minimalista

A decoração minimalista é um estilo que se resume em uma frase bem simples de entender: menos é sempre mais. Partindo daí, fica fácil perceber porque esse tipo de decoração, discreto, porém sofisticado, ganhou vários simpatizantes no mundo todo.

O estilo se caracteriza pelo uso de poucos móveis e objetos na decoração dos ambientes. Muitas vezes o ambiente é decorado sem nenhum objeto. Apenas o essencial deve compor o ambiente e cada peça deve ser escolhida cuidadosamente, o que torna este estilo difícil de ser executado com bom gosto e eficiência.

A estética deve estar sempre alinhada à funcionalidade e o resultado final deve ser um refúgio do caos, um espaço totalmente organizado onde tudo tem seu lugar e sua função. Há quem classifique o minimalismo como estilo de vida, onde tudo deve servir para alguma coisa e o excesso nunca pode surgir. Os móveis e peças que compõem esse estilo costumam ser assinados por famosos e conceituados designers.

Cores

No estilo minimalista de decorar, as cores preta e branca predominam. Algumas pessoas ou designers utilizam outros tons, mas tudo deve ser discreto, em menores quantidades, quanto mais claros melhor. Tudo isso para não causar ruídos no visual. A preservação do espaço e a difusão da luz natural, também são pontos chaves para compor um ambiente minimalista.

Sofisticação

Os materiais mais usados em ambientes minimalistas são o vidro, inox, madeira, cromado, mármore e granito. As paredes devem ser praticamente vazias, porém uma dica para colocar um pouco de vida ao ambiente é ter um vaso com planta ou flores para destacar as cores vivas.

Portanto, a primeira fase resume tudo: mais é menos. O ambiente decorado no estilo minimalista deve ser tranquilo, aconchegante e acolhedor. Nada na decoração deve poluir visualmente o ambiente. Cores e tons devem ser sempre leves, claros, e a luz natural deve ser sempre muito bem utilizada. Assim é o estilo minimalista, um dos estilos mais simples e por outro lado sofisticados do mundo do Design de Ambientes.

No comments yet.

Deixe um comentário

*