Diferenciando os tipos de vinho

tipos de vinhoOs tipos de vinho são classificados em:

Classe

De Mesa – São vinhos de graduação alcoólica entre 10° e 13° GL. São ainda subclassificados em tipos finos ou nobres, vinhos especiais, vinhos comuns e frisantes ou gaseificados.

Leve – Vinhos com graduação alcoólica de 7° a 9,9° G.L.

Champanhe – O vinho espumante que resulta de uma segunda fermentação alcoólica de vinho com graduação alcoólica de 10° a 13° G.L.

Licoroso – É o vinho doce ou seco, com graduação alcoólica de 14° a 18° G.L. Pode ser adicionado ou não de álcool potável, mosto concentrado, caramelo e sacarose.

Composto – Vinhos com graduação alcoólica de 15° a 18° G.L., obtida pela adição ao vinho de macerados e/ou concentrados de plantas amargas ou aromáticas, substâncias de origem animal ou mineral, álcool etílico potável e açúcares. São o vermute, o quinado, o gemado, a jurubeba, a ferroquina e outros.

Cor

Tinto – Feito de uvas tintas. Sua tonalidade depende de tipo de fruto e maturidade.

Rosado – Produzido do contato breve com as cascas de uvas tintas ou pelo corte, a mistura de um vinho branco com um vinho tinto.

Branco – Feito a partir de uvas brancas ou tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.

Teor de Açúcar

Seco – Possui até 5 gramas de açúcar por litro;

Meio Doce (demi-sec) – Possui de 5 gramas a 20 gramas de açúcar por litro;

Suave – Possui mais de 20 gramas de açúcar por litro.

Tipos de uvas

Existem ainda diversas variedades de uvas que podem gerar vinhos tintos, brancos ou rosados dependendo da forma como são fermentadas durante o processo de produção. Algumas são: Carbenet Sauvignon, Malbec, Merlot, Bordeaux, Cabernet Franc, Tannat, Sangiovese, Syrah (Shiraz), Pinot Noir, Porto, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Gewurztraminer, Moscato Giallo, Riesling Itálico, Prosecco, entre outras.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*