Estrutura de um jingle político para vereador

bem-aventuracas-do-politicosUm jingle político, a grosso modo, é um jingle como qualquer outro. Um jingle é uma espécie de música de curta duração, com ritmo e melodia diferenciada, cuja finalidade é fazer propaganda e marketing de algum produto, serviço ou pessoa.

O jingle político para vereador, desse modo, é um jingle cuja função é fazer uma espécie de campanha publicitária em favor de algum candidato ao cargo legislativo, por exemplo. O jingle político é uma modalidade de campanha eleitoral. Ou seja, é uma pequena música com função publicitária e eleitoral.

A estrutura do jingle é bem simples, na verdade: o jingle pode ser cantado ou falado, mas costuma aparecer mais frequentemente como cantado, pois assim facilita a memorização por parte dos eleitores.

A melodia e o ritmo do jingle costumam ser bem simples e fáceis. São músicas com ritmo muitas vezes alegre, para despertar entusiasmo. Sabe-se que esses ritmos e melodias devem ser criativos e cativantes, sempre procurando chamar a atenção, sendo algo mais melódico ou engraçado.

Outro aspecto importante do jingle é que ele deve conter as informações mínimas ou básicas daquele vereador ou qualquer outro cargo que a pessoa esteja concorrendo. Devem constar os dados necessários para o eleitor se lembrar daquele candidato determinado na hora das votações.

É importante que a melodia do jingle seja composta por uma música ou ritmo que faça parte do conhecimento da maior parte da população. Explicando melhor: o jingle tem que ser uma música de um ritmo contemporâneo, de preferência que seja conhecido pela massa da população, facilitando a aceitação geral. Não adianta um vereador criar um jingle cujo ritmo ninguém conhece ou agrada ninguém.

Outro aspecto importante da estrutura do jingle é a injeção de emoção ou emotividade no ritmo e letra da música. Por mais que os eleitores sejam racionais, não se pode negar o papel das emoções na vida de uma pessoa e o quanto essas emoções mobilizam suas ações.

No que se refere às palavras, além das informações eleitorais básicas do candidato, a letra como um todo deve procurar conter rimas. Além de ser agradável aos ouvidos, a rima facilita que o eleitor decore a música e recorde do candidato.

A estrutura de um jingle político para vereador, portanto, pode ser trabalhada da forma como o profissional e o cliente desejarem, mas não podem esquecer dos quesitos mínimos necessários para a composição do mesmo.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*