Exercicios para Eliminar Varizes e Outras Dicas Úteis

Conheça alguns Exercícios para reduzir as Varizes nas pernas.

Faça exercício fisico. Exercitar as pernas ajuda a circulação do sangue no sentido ascendente, pela acção “bombeadora” do músculo. O exercício dos músculos da barriga da perna é especialmente eficaz: ou seja qualquer actividade que mova o pé na articulação do tornozelo.

Remedios Caseiros para las Varizes

Caminhar, simplesmente, exercita estes músculos (embora fazê-lo durante várias horas seguidas possa causar sensação de cansaço e peso das pernas). Praticar desporto, marcha e ciclismo são outras formas de exercitar as pernas.

Os “exercícios de pernas” feitos enquanto se está deitado não têm qualquer função especial, mas por vezes são recomendados a pessoas com varizes e a pessoas que não têm facilidade de sair e caminhar. A caminhada normal, quando feita com frequêncìa, é um exercício tão eficaz como qualquer outro.

Ler Também:

Outros Conselhos

Perder peso

O peso excessivo piora os sintomas das varizes. Baixar para o peso ideal melhorará quaisquer sintomas de varizes. Os cirurgiões aconselham os pacientes a perder peso se tiverem de ser submetidos a uma cirurgia às varizes. As intervenções cirúrgicas em pessoas obesas são mais difíceis; o risco de problemas, como infecções ou trombose venosa profunda, é mais elevado; e a probabilidade de reaparecimento de varizes e sintomas relacionados com estas pode ser maior.

Contudo, pessoas obesas podem ser submetidas a cirurgias de forma relativamente segura se isso for imprescindível (no caso de úlceras que não cicatrizam, por exemplo).

Qual é o seu peso ideal?

– O Índice de massa corporal (lMC) é um indicador útil do peso saudável.
– Descubra qual é a sua altura (em metros) e o seu peso (em quilogramas).
– Calcule o seu IMC da seguinte forma:
IMC = Peso (kg)

(altura (metros) x altura (metros))

Ex:24,8 = 70
(1,68 x 1,68)

– Deve manter o seu IMC entre 20 e 25.
– Com a ajuda do gráfico seguinte pode estimar facilmente o se lMC. Encontre o valor da sua altura e do seu peso. O ponto em que as duas linhas se cruzam no gráfico indica o seu lMC.

Mude de profissão

Os sintomas das varizes, em pessoas que trabalham de pé o tempo todo podem ser aliviados se passarem a
exercer uma profissão em que tal não aconteça. Mas, como é óbvio, não é fácil nem prático fazê-lo.

Pontos Chaves

– A compressão ajuda a aliviar os sintomas e protege a pele; meias de descanso podem ser suficientes.

– Estar de pé ou sentado com os pés no chão durante longos períodos de tempo piora os sintomas; elevar as pernas, normalmente alivia o mal estar, mas tem de o fazer correctamente.

– O exercicio regular estimula a circulação do sangue nas veias das pernas; qualquer exercicio dos musculos das pernas é eficaz: a caminhada normal e frequente é adequada.

Alimentos que ajudam a prevenir as varizes

O Alho, a pimenta vermelha, as frutas cítricas e o leite são alguns dos Alimentos que ajudam a prevenir as varizes. Estes estimulam a circulação e fortalecem os vasos sanguíneos. O alho tem substâncias que atacam as varizes de diversas formas: o alil deixa o sangue mais fluido; já a adenosina e o trissulfeto de metil-alila evitam os coágulos, que interrompem o fluxo sanguíneo e podem deixar as veias perigosamente inchadas.

A pimenta-vermelha também é um bom aliado das varizes porque possui outra substância inibidora de coágulos, a capsaicina. Além do mais, alimentos com vitamina C e cálcio, como frutas cítricas, leite e derivados, protegem os capilares, evitando também o aparecimento de vasinhos avermelhados.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*