Feliz Ano Novo!

O final do ano é um momento muito especial em vários aspectos. Repensar e refletir sobre todo o ano que passou estar junto a nossos familiares e pessoas que gostamos aproveitar e desfrutar das tão esperadas férias e comer. Sim, comer! Para muitas pessoas, inclusive para essa que vosfestas-de-ano-novo fala comer é uma das coisas importante, senão a mais importante, pela qual nos reunimos no fim do ano.

Pesquisando um pouco por ai, estive vendo que e muitas culturas a comida é parte fundamental nas celebrações de ano novo ao redor do mundo. O caráter simbólico de determinados alimentos em determinadas culturas foi sendo deixado de lado por muitas pessoas por diferentes causas, porem o ritual ainda segue vigente em muitos lares.

Nas Filipinas a noite do dia 31 de dezembro tem um simbolismo bastante parecido com a nossa noite de ano novo: simboliza a esperança, a prosperidade e boa sorte para o novo ano que chega. Enquanto a comida tem um simbolismo mais relacionado ao dinheiro, onde frutas como o melão, laranja e uvas entre outras frutas típicas locais, representam a boa sorte e a fortuna para cada um dos meses do ano. No total se comem doze frutas, uma para cada mês do calendário gregoriano.

A milenar cultura japonesa é mais uma a manter seus costumes tradicionais para essas datas, como é característico na cultura desse país, os rituais são respeitados e as tradições seguidas à risca.  Os simbolismos da celebração também são bem parecidos com o nossos: Boa sorte, prosperidade e saúde. A comida nesse caso é totalmente diferente da nossa, os japoneses por sua vez comem algas (kobumaki) e um purê de castanhas doces (kurikinton) que simboliza a fortuna no trabalho.

E para você o que significa o ano novo? Quais são suas expectativas?

 

Visite nosso blog e saiba como organizar sua festa!

No comments yet.

Deixe uma resposta

*