Madeira Balsa e as suas múltiplas utilidades

A Madeira balsa é um produto muito utilizado em diversos segmentos de mercado. A matéria-prima é originada de uma árvore nativa da Amazônia chamada Pau de Balsa. Os maiores produtores de madeira balsa são a Costa Rica, em primeiro lugar, e depois o Equador.

Assim como em outros países, aqui no Brasil a madeira balsa é utilizada na construção civil para produção de concreto leve, bastante utilizada para produção de maquetes e protótipos, brinquedos, móveis, portas e janelas, pisos laminados, forros residenciais ou corporativos, embarcações, aeromodelos, calçados, travesseiros e almofadas (com as plumas das sementes) e também é excelente para produção de papel e celulose, devido às suas fibras que são longas e reproduzem um tipo de celulose de alta qualidade, isto tudo, entre outras várias aplicações.

A madeira balsa é bastante procurada por arquitetos, engenheiros, modelistas e montadores, e são encontradas no mercado em tonalidades que vão do branco ao cedro rosado, apresenta brilho e uma textura acetinada em vários formatos.

Este material é suave, versátil e leve, fácil de ser trabalho.

Tipos de formatos de madeira balsa

As madeiras são encontradas em forma de chapas, varetas redondas, varetas quadradas e retangulares, com medidas e espessuras geralmente padronizadas. Diferentes tipos de lojas comercializam o material, entre elas papelarias, lojas de materiais para maquete, de artigos para artesanato e  lojas de artigos para aeromodelismo.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*