Mercado de feiras e eventos em alta no Brasil

O mercado de eventos está em alta no Brasil. Desde o ano 2000 o país está descobrindo as vantagens de participar ou organizar eventos nas mais diversas áreas. São muitas vantagens por que há compartilhamento de conhecimentos e muitos negócios podem ser fechados.

Após a realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil a estimativa é que aumente ainda mais feiras, eventos e congressos no país, pois sugere que o Brasil tenha alta capacidade para receber até estrangeiros interessados. A economia brasileira também favorece esse retrospecto.

Com o sucesso crescente do segmento, por fora, outros ramos conseguem ter faturamentos maiores. O jornalista Paulo Augusto Sebin realizou uma pesquisa com algumas empresas que estão aumentando lucros com o crescimento de ferias e eventos no Brasil.

O ramo de montagem de stands é o principal setor que lucra. A exemplo disso, a LPR Montagem de Stands conseguiu, nos últimos 10 anos, aumentar de forma significativa a entrega de projetos de stands montados em centenas de feiras realizadas no Brasil e no exterior. Destaque para um dado interesse. As empresas especializadas em stands estão conseguindo contratar mais mão de obra.

Visando esse mercado promissor, foi lançado no começo de 2014 um portal especializado em divulgar notícias, dicas, agenda de feiras e eventos. O objetivo, segundo administradores do portal Meu Guru Feiras e Eventos no Brasil, é oferecer para usuários a oportunidade de conferir as principais feiras realizadas no país, assim como a divulgação de informações destinadas tanto para o visitante quanto para os profissionais da área. Portanto, o setor de comunicação também está se aproveitando da boa situação do país.

Mas além de comunicação e montadores de stands, as empresas fornecedores de materiais ou prestadores de serviços também tem muito o que comemorar. Em consulta a empresa Termall Máquinas de Gelo, por exemplo, ressalta que com o advento das realizações de feira e eventos em todo o Brasil, houve um breve crescimento nos pedidos de venda de ar condicionado e máquinas de gelo para empresas que participam de eventos. Segundo a empresa, as máquinas de fazer gelo, por exemplo, são usadas para grandes eventos e festas corporativas de negócios para gelar bebidas que são consumidas em grande escala nessas ocasiões.

Se você é empresário vale ressaltar que é importante avaliar a possibilidade de participar de algum evento que tenha relação ao seu nicho de mercado. O investimento pode ser alto, mas o resultado é interessante por que terá contato direto com possíveis clientes ativos.

Se você é funcionário ou estudante, é também muito interessante simplesmente visitar stands de empresas para conhecer produtos, serviços, metodologias de mercado, entre outros fatores.

Artigo produzido especialmente para o Diretório de Artigos Net pelo jornalista Paulo Augusto Sebin.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*