Não gaste munição no alvo errado

planilha de gastosExistem duas atitudes que ajudam a equilibrar as contas: ganhar mais ou gastar menos. O melhor é fazer as duas coisas juntas.

Não gaste munição no alvo errado

Planilha de gastos é uma atividade que exige duas atitudes simples: ganhar o máximo possível e gastar o mínimo possível. Quem deseja controlar suas finanças pode encolher uma dessas atitudes ou as duas, o que seria desejável. Para a maioria das pessoas, fuçar em um dos alvos já seria suficiente para alcançar o controle financeiro.

E muitos escolhem o caminho da geração de renda. Arranjam um novo trabalho, inovam com atividades paralelas, aumentam as horas extras, investem em capacitação para chegar a cargos mais elevados na empresa, investem em eficiência nos negócios. Essa medida costuma ser suficiente para colocar ávida financeira nos trilhos e resolver o problema. Outros escolhem o caminho da economia dos recursos. Cortam gastos, eliminam desperdícios, evitam juros, fogem das multas, pagam as contas em dia e assim equilibram as finanças.

No entanto, ações isoladas costumam não ser suficientes para muitas pessoas. Para alcançar o equilíbrio financeiro mais rapidamente e de forma definitiva, o melhor caminho é combinar as duas estratégias. Por um lado, investir na eficiência da renda, buscando melhores salários, promoção profissional, segundo emprego, aproveitamento das horas ociosas para ganhar mais. Por outro, cortar todos os gastos desnecessários.

Algumas pessoas, assim que começam a ganhar mais, começam também a aumentar suas despesas, comprando coisas desnecessárias. Outros fazem ainda pior. A simples expectativa de ganhar mais já afrouxa a vigilância com os gastos. Dessa forma, nenhuma renda, por maior que seja, vai resolver os problemas financeiros. Se for preciso escolher entre ganhar mais e gastar menos, a segunda opção ainda é a mais vantajosa.

As planilhas de gastos contribuem na hora de tomar a decisão pois permitem colocar renda e despesas lado a lado, mostrando onde é preciso intervir para equilibrar a balança. Atirar no alvo errado gera desgaste e ode até mesmo desequilibrar mais ainda o orçamento. Afinal, não existe solução mágica: o caminho é gastar menor e ganhar mais. Anote tudo, pense bem e tenha uma vida mais tranquila.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*