O que é campo eletromagnético

LOGO cemn campos eletromagneticos

O que é campo eletromagnético?

Definição de campo eletromagnético: são ondas etromagnéticas variantes no tempo conhecidas também como ondas planas, nas quais o campo elétrico e o campo magnético se propagam perpendicularmente (em um ângulo de 90o) e são interdependentes (o campo elétrico induz um campo magnético e o campo magnético induz um campo elétrico).

Quais as diferenças entre campo magnético, campo elétrico e campo eletromagnético?

É bastante comum surgirem dúvidas sobre as diferenças existentes entre campo magnético, campo elétrico e campo eletromagnético e quando usar cada uma das nomenclaturas. Cada um destes entes é definido em função da distância entre uma fonte de campo e a região em que o observador está posicionado. Para que o leitor leigo possa entender as diferenças, alguns conceitos são apresentados a seguir (os termos e conceitos foram simplificados para o entendimento do público em geral).

Um sinal elétrico periódico variante no tempo possui algumas características como período e frequência. Período é o tempo necessário para que seja completado um ciclo completo do sinal.

No Brasil, cada ciclo da rede elétrica possui um período ou duração aproximada de 16,667 milissegundos. O período é notado pela letra “T”. Outra característica importante de um sinal elétrico variante no tempo é a sua frequência. A frequência indica quantos ciclos existem em um período de 1 segundo para uma onda variável no tempo. Para o caso brasileiro a frequência da rede elétrica pode ser encontrada dividindo-se 1 segundo pelo tempo de cada ciclo.

A frequência é dada em Hz (hertz). Como exemplo: 1000 Hz significa que a onda possui 1000 ciclos por segundo.

Os campos comportam-se fisicamente de maneiras distintas em função da distância dos mesmos em relação à fonte. Até uma distância de comprimento de onda dividido por 2.P (2 vezes Pi onde Pi=3,141593) em relação à fonte os campos são chamados de campo próximo. A partir desta distância os campos são chamados de campos distantes.

Na região de campo próximo o campo elétrico e o campo magnéticos são independentes e podem ser medidos e analisados distintamente.

Na região de campo distante o campo elétrico e o campo magnético são acoplados ou ao outro e não podem ser analisados separadamente. Nesta situação um campo magnético que se alterna no tempo induz um campo elétrico e um campo elétrico variante no tempo induz um campo magnético. Os dois campos quando acoplados produzem as chamadas ondas planas ou o “campo eletromagnético”. Os campos elétricos e magnéticos na região de campo distante são relacionados por uma constante, a impedância do meio, no caso do ar ou do vácuo aproximadamente 377 ohms conforma a equação abaixo:

Para uma linha de transmissão de energia em alta tensão que possui frequência de 60 Hz só é correto falar em campos eletromagnéticos a partir de distâncias de 796 km da mesma. Como as medições são feitas nas proximidades da linha, na região de campo próximo, deve-se falar em campo elétrico e magnético gerado pela linha. Os limites de exposição humana serão dados em termos de “E” e de “B”.

Quando se deseja avaliar os campos gerados por uma antena de telefonia celular, em geral as medições são feitas ao nível do solo, a uma distância de dezenas de metros da antena que fica no topo de uma torre a grande altura. Caso a antena transmita informações com uma frequência de 850 MHz, a região de campo próximo fica a uma distância de apenas 5,61 cm da antena, desta maneira, para este tipo de medição não faz sentido se falar em campo elétrico ou campo magnético e sim em campo eletromagnético.

A CEMN Campos Eletromagnéticos está preparada para a medição de campos eletromagnéticos gerados por linhas de transmissão e distribuição de energia, subestações, fábricas e estações de telecomunicações além da simulação computacional e estudos de cunho especial.

Nossos trabalhos são realizados com isenção e agilidade, utilizando equipamentos modernos e devidamente calibrados, técnicas apuradas e disponibilidade para atuação em qualquer segmento ou local do território nacional.

Visite nossa página: www.camposeletromagneticos.com.br

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*