O que é um ERP?

Os sistemas de informação e de gestão de processos internos das empresas tem vindo a evoluir de forma vertiginosa. ERP vem do inglês Entreprise Ressource Planning e é um sistema de gestão integrada constituído por um grupo de módulos ligado a uma base de dados central.

Um software de gestão permite a uma empresa gerir o conjunto de todos os processos operacionais integrantes da empresa tais como : soluções de gestão de comandos, soluções de gestão de stock, soluções de gestão de contabilidade, gestão de e-commerce.. etc.

Para que um software de gestão seja pertinente tem que necessariamente cobrir pelo menos dois princípios :

  • Construir aplicações informáticas sob a forma de módulos independentes perfeitamente compatíveis com base em dados únicas e comuns a todos os elementos da empresa.
  • O uso de um motor de workflow que permita definir um conjunto de tarefas de um processo e de gerar a tarefa em todos os módulos necessários.

Todos os processos são automatizados e registados possibilitando minimizar o erro humano e em tempo real fazer uma consulta de determinado dado a partir de qualquer.

Desta forma, um ERP como o Artsoft pode ser “construído” com os seus módulos, como se fosse um lego, de acordo com as necessidades de uma determinada empresa e o sector em que esta actua. Cada caso é um caso, e cada empresa necessita de um software de gestão feito à sua medida. A melhor forma para o fazer é consultando um parceiro especializado Artsoft e comprovado que lhe fará a implementação do serviço e que poderá posteriormente lhe dar a formação e apoio técnico para puder tirar partido a 100% do seu investimento.

Tendo em conta as interacções via internet dos usos moveis ( em smartphones e tabletes numéricas) o desenvolvimento da desmaterialização e da colaboração de ecossistemas emergentes de novas formas de consumo de software de gestão. Levam as soluções de gestão integradas a evoluir constantemente. Esteja atento e consulte um especialista que o possa informar das últimas novidades e como pode tirar partido destas.

Assim podemos facilmente concluir que, usando uma analogia, o software de gestão acaba por ser a coluna vertebral da empresa.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*