O que é um site de qualidade?

Um site de qualidade não é apenas um site bonito. Precisa passar as informações desejadas de forma fácil, direta e atraente, para que o usuário tenha facilidade e clareza de compreender as informações contidas ali. Para isso há algumas regras básicas de desenvolvimento de sites com usabilidade:

Use um tamanho de letra que seja legível.

O que talvez seja um dos elementos mais fáceis de implementar também faz toda a diferença. Embora a maioria dos navegadores permita que você altere o tamanho da fonte, nem todos os usuários sabem sobre essa funcionalidade. Portanto, está nas mãos da equipe de desenvolvimento do site para eliminar esse problema em potencial, fazendo o tamanho padrão grande o suficiente para ser lido por qualquer usuário.

Contraste entre fundo e texto

Da mesma forma que o tamanho da fonte deve ser legível, é aconselhável priorizar o contraste entre o fundo e o texto. O contraste tradicional de um fundo branco com texto preto funciona perfeitamente, embora existam alternativas que também funcionam bem, desde que manter um nível aceitável de contraste.

Escolha da fonte

Por alguma razão, alguns profissionais de criação de sites insistem em escolher fontes completamente ilegíveis, não em relação ao tamanho ou contraste, mas ao estilo da fonte.

Isso faz com que o conteúdo de leitura seja uma experiência frustrante e não é muito amigável. Além da leitura, outro problema que surge é a disponibilidade de fontes em todos os sistemas. O problema reside na diversidade de sistemas operacionais disponíveis no mercado, e sua falta de um mesmo conjunto de fontes padrão, instalados no sistema.

Uma solução inteligente é usar o Google Font API, que carrega qualquer fonte disponível Google Font Directory de maneira fácil e rápida, em qualquer sistema operacional.

Importância para a navegação do seu site

Um bom sistema de navegação serve como uma localização central que permite aos visitantes saber a qualquer momento onde estão, e como navegar através do conteúdo do seu site.

Um bom sistema de navegação é:
  • Facilmente acessível, no qual qualquer usuário tenha acesso total ao conteúdo do site.
  • Intuitivo, na questão de navegação e organização de conteúdo.
  • Responsivo.Um site responsivo se adapta a qualquer dispositivo: pcs, tablets e celulares.
  • Um que dá acesso à raiz do conteúdo principal, afim de que o usuário possa voltar rapidamente e realizar novas pesquisas, economizando tempo.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*