O que são e modelos de franquias

Franquia ou franchising é uma estratégia utilizada em administração no qual o franqueador cede ao franqueado, através da compra de uma licença, a possibilidade de utilização de sua marca, infraestrutura e recebendo o seu know-how.

A transferência de know-how (conhecimento) é importante, pois as franquias de uma empresa trabalham com o mesmo produto, assim como infraestrutura igual desde as estantes até balcões de vendas.

Eventualmente, o franqueador pode passar ao franqueado softwares e informações quanto a gestão do negócio. Estas informações são passadas através de reuniões, cursos e, no momento, da inauguração da franquia.

Além do pagamento do valor da licença para a utilização da franquia, geralmente, deve-se pagar ao franqueador uma mensalidade calculada em cima dos valores de venda da franquia.

Existem três tipos de franquias, são elas:

– de distribuição: é onde o franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador utilizando-se de sua marca e tendo o apoio da assistência técnica e comercial;

– de serviços: neste tipo de franquia o franqueado presta um serviço em nome do franqueador;

– de indústria: aqui o franqueador fabrica e comercializa um produto sob uma marca comercial do franqueador.

Uma das principais vantagens de um negócio implementado sob a ótica de franquias é que existe a possibilidade de realizar a abertura de um negócio sem ter experiência no setor e trabalhar com uma marca de sucesso e já conhecida no mercado o que diminui o risco de erros. Outro ponto importante é que o franqueador também tem interesse no sucesso do seu negócio e qualquer problema que venha a ser encontrado terá o auxílio deste, ou seja, você nunca estará sozinho no momento da resolução dos problemas.

Já os benefícios para o franqueador vão desde que ele não precisa de um grande capital para o aumento de sua empresa em virtude que o investimento é realizado pelo seu franqueado sendo que o seu principal objetivo é apenas manter a produção com qualidade e desenvolver novos produtos e / ou serviços.

No Brasil, o segmento de franquias tem crescido ano a ano terminando o ano de 2012 com um acréscimo de 16,2% com relação a 2011 e girando um faturamento bruto na casa dos R$ 103 bilhões de reais nas mais de 1800 marcas de franquias espalhadas pelo País.

No comments yet.

Deixe um comentário

*