Olhos vermelhos podem indicar um dos sintomas da pressão alta

Às vezes confundido com cansaço, conjuntivite, irritação ou mesmo devido ao uso de uma substância ilícita, os olhos vermelhos é um dos principais sintomas da pressão alta. Segundo dados da Mayo Clinic revelam que em 90% dos casos trata-se de hipertensão primária, quando não há causa identificável.

DSC_9373

Já os 10% restantes estão relacionados a algum outro problema de base, como falência dos rins e tumores, ou ainda a medicações como a pílula anticoncepcional e os antigripais.

Caso a vermelhidão nos olhos seja persistente, o mais recomendável é consultar um oftalmologista para descartar outros problemas relevantes. Para quem utiliza lentes de contato, o mais recomendável é evitar o uso da lente durante o período em que o olho esteja irritado.

Oftalmologistas explicam que a relação entre os olhos vermelhos e a hipertensão está ligada devido aos vasos sanguíneos dos olhos serem relativamente mais finos e responderem ao aumento de pressão sanguínea inicialmente inchando e, em alguns casos, rompendo – provocando dessa forma hemorragia ocular.

Caso confirmado que a vermelhidão dos olhos não esteja relacionada com a hipertensão, a causa pode ser cansaço ou fadiga, que cria uma área sangrenta uniformemente densa e em vermelho vivo na esclera.

Essa área sangrenta no olho não dói, apesar da má aparência, não deve levar a pessoa ao desespero, uma vez que geralmente clareia sozinha em uma ou duas semanas. Pessoas que utilizam lentes para miopia, hipermetropia, astigmatismo ou outros distúrbio visual é importante estar atento a qualquer sinal de irritação e desconforto a fim de evitar maiores problemas e imprevistos.   

Cuidados a ter em casa

Evite tocar o olho infeccionado e, depois, esfregar o outro olho a infecção pode passar de um para o outro.

Aplique compressas frias ou quentes ao longo do dia.

Só use maquiagem ou lentes de contato depois que a infecção passar. Jogue no lixo itens que você tenha usado no olho infeccionado.

Lave as mãos frequentemente.

Coloque um pano de secar o rosto molhado e frio sobre seu olho fechado. O frio comprime os vasos sanguíneos naturalmente, e a umidade ajuda seus olhos.

Certifique-se de beber bastante água, assim você terá uma quantidade suficiente de líquido nos seus dutos lacrimais

No comments yet.

Deixe uma resposta

*