Portugal: o melhor sítio para viajar nas suas férias

Lisbon area from aboveCom o tempo (finalmente) a aquecer, é bem sabido que os portugueses começam a pensar nas férias. Para onde ir? Onde ficar? Como viajar? São as perguntas que fazemos e não chegamos facilmente a uma conclusão. Contudo, a solução está bem perto de nós e dentro das nossas capacidades, sejam elas financeiras ou temporais.

Em vez de nos deixarmos deslumbrar por paisagens exóticas, promoções alucinantes e, admito, alguma necessidade de nos acharmos cultos e viajados, porque não visitar a nossa Pátria? Como já dizia há muito o anúncio, “viaje para fora, cá dentro”.

 Portugal, um país pequeno em comparação com tantos outros, é enorme naquilo que tem para lhe oferecer.

Temos inúmeros monumentos, museus, igrejas, conventos, castelos, edifícios históricos. Cada vez mais, os municípios apostam em actividades culturais, desde feiras, peças de teatro, música e cinema ao ar livre… Para quem gosta da natureza, existem diversos percursos que podemos fazer a pé ou de bicicleta, praias e rios, montanhas e planícies, sempre brindados com um céu nocturno espectacular. Como a barriguinha já começa a reclamar, temos várias iguarias a nível de doces, enchidos, queijos, pratos muito bem compostos, sem esquecer, claro, os nossos vinhos, reconhecidos internacionalmente. Entre tantas outras coisas.

Quanto a mim, a dificuldade não é escolher qual o país para onde vou nas férias. O problema reside no que escolher, face à diversidade que existe no nosso Portugal. Os projectos são imensos…

O facto de cada vez mais se valorizar aquilo que é nosso, não é uma moda passageira, nem pode ser. Trata-se, antes de mais, de uma forma de pensar e agir, da qual todos beneficiamos. Não nos podemos considerar cultos, se nem conhecemos o nosso próprio país. Se valorizamos Portugal, estamos a valorizar os portugueses. E só por isso, já vale a pena.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*