Pratos para o Verão

Já se programou para fazer tudo e um pouco mais agora neste próximo mês? O fim de ano chega e com isso o espaço para fazer novas atividades começa a aparecer, e você só não vai aproveitar se não quiser. Além de viajar, sempre tomamos bastante tempo da nossa folguinha, encontrando novas coisas para se fazer. Seja culinária, novos hobbies e mais algumas coisas, formam a grade tradicional de todo mundo.

O problema, principalmente para a culinária, é que acabamos por receber muitos visitantes em casa, e os pratos saem cada vez maiores. O problema não está relacionado ao número de pessoas que vem aproveitar as festas com você, mas a quantidade de comida que temos que conservar para suprir toda maratona de almoços e celebrações especiais que enfrentamos nessa época do ano. Algumas precauções podem te ajudar a encarar o Verão e suas festividades sem que haja desperdício e estrago dos alimentos.

Cuidando da geladeira

Embale-seus-ingredientes-para-não-sofrer-com-organização.O passo mais importante é começar a organizar sua geladeira de uma forma prática, até para que ingredientes diferentes não se misturem ou contaminem outras receitas. Mesmo que o alimento ainda esteja em sua embalagem original, no supermercado essa embalagem pode ter entrado em contato com outras que se romperam ou descongelaram, deixando-as sujas por fora, o que pode sim interferir no sabor desse alimento ou até mesmo de outro.

Ainda no supermercado ou durante o transporte, podem ocorrer pequenas perfurações nas embalagens, expondo o alimento em seu interior ao ar e facilitando a entrada e a proliferação de bactérias. Isso também vale para aquele pacote de batata frita que você só fritou a metade, viu? Tire-as da embalagem original e uma boa ideia é usar uma embaladora a vácuo para garantir a selagem das batatinhas.

A ausência de ar vai impedir essa proliferação e manter o alimento em condições adequadas para consumo. Se estiver tudo embalado a vácuo, além de mais limpo e mais higiênico, os volumes estarão menores, e será mais fácil acomodar tudo dentro do congelador. Principalmente nessa época o pessoal gosta muito de criar novas receitas, o que acaba por ocupar mais espaço no freezer e também na geladeira, e por isso, embalar alguns alimentos a vácuo pode te garantir uma organização muito melhor sobre isso.

Garrafas? Todas na porta, nos espaços criados especialmente para elas – a menos que haja uma pet de três litros de refrigerante, que não cabe em porta nenhuma. Neste caso, guarde-a deitada numa das prateleiras mais baixas. Condimentos como catchup e mostarda também devem ficar na porta. Os ovos SEMPRE naquelas bandejinhas específicas para eles – e evite comprar mais ovos do que cabe nessa bandejinha. Pode acreditar: você vai evitar muitos “acidentes” tomando esse cuidado.

Sobremesas

Garanta-os-sabores-de-seus-pratos-embalando-os-alimentos.Para essas o uso das seladoras a vácuo talvez se faça ainda maior, já que são tantas as variedades encontradas nas mesas de natal e réveillon que fica difícil encontrar um lugarzinho para cada uma. Uma ideia é de combinar com o pessoal que já confirmou presença sobre quem trará algum prato especial para ocasião, porque de acordo com o que vier na hora da confraternização você pode embalar e guardar alguns de seus próprios ingredientes para fazer a receita em uma nova oportunidade.

O ideal é não forçar nenhum prato a mais que você saiba que não terá muitos apreciadores, porque o que não precisar é de uma bela sobremesa estragando por falta de consumo e espaço na geladeira. Fora isso, curta as festas com os pratos mais exóticos possíveis, sem que a sua cozinha vire uma bagunça.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*