Principais fatores do ganho de massa muscular

Fatores ganho de massa muscular

Fatores ganho de massa muscular

Existem muitos fatores envolvidos no ganho de massa muscular e de força, no entanto todos estão basicamente relacionados a hábitos saudáveis e a prática de atividade física.

Neste sentido é muito importante prestar atenção na alimentação, no tipo de treino e também no descanso se você deseja ter um ganho significativo de massa muscular.

Neste curto artigo nós vamos destacar alguns dos principais fatores para quem deseja ter ou aumentar seu ganho de massa muscular.

Fatores para o ganho de massa muscular

Alimentação

A alimentação e tido por muitos como o principal fator para o ganho de massa. É através dela que o corpo fábrica os tecidos e repara os músculos após um treino pesado. A alimentação de uma pessoa que deseja ganhar massa deve ser especialmente rica em proteínas, que é o principal bloco de construção dos músculos, e também em carboidratos saudáveis, porque dão energia ao corpo. Gorduras saudáveis, como as contidas no azeite, nas castanhas e no abacate, também são importantes, pois são através delas que o corpo fabrica os principais hormônios anabólicos. Uma dieta balanceada ira equilibrar esses três fatores.

Treino

Um treino focado no ganho de massa irá priorizar cargas elevadas e um pequeno número de repetições em cada série de cada exercício. Isso obriga o corpo a construir mais músculos a fim de que ele seja capaz de sustentar cargas cada vez maiores. Outro fator importante do que diz respeito ao treino é também procurar fazê-lo no menor tempo possível, uma vez que durante treinos de longa duração o corpo extrai energia e nutrientes dos próprios músculos em um processo chamado catabolismo. Um bom treino deve durar no máximo uma hora ou preferencialmente menos.

Repouso

Todo atleta que busca o ganho de massa muscular não deve treinar o mesmo músculo ou os mesmos grupos musculares em dias seguidos. O tecido muscular precisa desse repouso para reparar o tecido danificado durante o treino. O sono também é essencial. São durante as fases mais profundas do sono que o corpo produz inúmeros hormônios e repara o organismo do desgaste proporcionado pelo treino. Por isso, o ambiente deve ser escuro e silencioso a fim de proporcionar um sono saudável e reparador.

Agora que você entendeu quais são os principais mecanismos responsáveis pelo ganho de massa muscular, chegou a hora de você colocá-los em prática no seu dia-a-dia. Veja em quais pontos você precisa melhorar e assim ter resultados ainda melhores na busca pelos seus objetivos.

No comments yet.

Deixe um comentário

*