Princípios básicos para SEO Local

Local search engine optimization (SEO) é uma importante ferramenta para quem quer alavancar os negócios e aumentar as vendas por meio de buscadores. Os produtos e serviços são oferecidos por centenas de lojas no comércio virtual e poder captar clientes locais em meio à concorrência e isso vem sendo questão de guerra entre empreendedores virtuais.

A otimização do site é, sem dúvida, o primeiro passo para ganhar visibilidade nos motores de busca. Muitas vezes o cliente está na rede procurando uma oferta e sua empresa não está entre os destaques, e isso acontece simplesmente pela inexistência de técnicas de SEO Local. Sem dúvida, sem SEO Local (para mais informações, consulte o portal O que é SEO) não há como sobreviver frente à concorrência e marcar o negócio no topo das procuras no Google.

Em 2014, segundo divulgado pelo jornal BrightLocal, 92% dos consumidores utiliza os meios virtuais para pesquisar a oferta de produtos e/ou serviços em empresas locais. Por isso, alguns pontos precisam ser discutidos para que o concorrente local não se destaque mais que seu negócio Local. Vejamos alguns pontos-chave que farão toda a diferença. Confira!

USE E ABUSE DO GOOGLE

Apesar de muitas pessoas acharem que o Google+ está com os dias contados à história não é bem assim! Use o Google para divulgar o seu negócio e, especialmente, disseminá-lo em comentários associados. A melhor forma de explorar todos os benefícios e reforçar o SEO Local é atualizar informações constantemente sobre a oferta e utilizar uma URL personalizada através do “Google meu negócio”. Sem dúvida, seu “story” vai se tornar a descrição-meta nos resultados de pesquisa. Coloque em todos os lugares que você acredita que representa o seu negócio. É preciso torná-lo público.

A grande vantagem em utilizar o “Google meu negócio” é que através dos comentários a marca acaba ganhando maior visibilidade e incentivando mais patrocínios. E não se esqueça de incluir uma foto do seu negócio, é um fator chave para que as pessoas possam visualizá-lo fisicamente, tornando-se uma presença séria no comercio virtual.

MUDANÇA IMPORTANTE EM 2016

Desde fevereiro de 2016, o Google alterou as exibições de anúncios laterais nos resultados de buscas. No lugar, nitidamente o mecanismo de busca está exibindo mais resultados de empresas cadastradas no Google Meu Negócio. Isso implica ainda mais a importância de realizar otimização local.

ESTABELEÇA SUA N.A.P

Em inglês a sigla N.A.P significa “name, address and phone number”, que quer dizer “nome, endereço e número de telefone”. Esta parte é muito importante na validação de um SEO Local, é por meio dele que suas informações serão inclusas em sites externos.

Cada menção que o negócio recebe na internet é referida como “citação” e quanto mais citações relevantes sobre seu negócio melhor. Por isso todas as informações referentes ao nome do negócio, endereço e número de telefone devem ser incluídos corretamente. É preciso fazer com que as pessoas conheçam a empresa pelo que ela oferece e principalmente pelo nome que estará exposto na Lista Amarela online.

ESTABELEÇA AVALIAÇÕES

Se você tem presença nas principais redes sociais como Yelp, Yahoo, Fourquare, Facebook ou Google+ é hora de começar a se preocupar mais com os comentários a respeito do seu negócio e recorrer ao bom e velho agradecimento, independente se for um elogio, sugestão ou crítica.

Uma das melhores coisas que todo empreendedor digital deveria fazer pelo seu próprio negócio é ser “proativo”. O e-commerce está ultrapassando qualquer barreira que possa existir em termos de empreendimentos digitais e novos concorrentes surgem a cada segundo com estratégias e modelos de mercado cada vez mais inovadoras. A nova tendência são os marketplaces, conhecidos por verdadeiros “shopping virtuais” e que vem tirando muitos negócios isolados do anonimato.

A impressão positiva que o cliente irá criar sobre seu negócio está diretamente relacionada à forma como você lida com as avaliações. Agradecer um cliente por um patrocínio ou pedir desculpas publicamente por uma experiência ruim são ótimas alternativas de mostrar que você está presente e acompanhando o seu negócio.

ENTRE NO MUNDO MÓVEL

Cerca de 80% das buscas locais ocorrem em dispositivos móveis. Só por saber deste fato já torna evidente que entrar no mundo de dispositivos móveis é a melhor solução para otimizar seu negócio virtualmente. E se seu site é despreparado para lidar com tráfego móvel, realmente é algo que você precisa corrigir.

Uma das soluções que estão sendo amplamente utilizadas é a o mobileTest.me. Através dele você poderá saber como seu site se comporta em smartphones. Se ele não se configura bem aos dispositivos, é importante investir em um design melhor e que corresponda a melhores visualizações.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*