Prontuário Eletrônico Muda Rotina de Profissionais da Saúde

A implementação do prontuário eletrônico está modificando a forma em que atuam os profissionais da saúde. Há uma verdade revolução na gestão clínica-hospitalar mesmo com a recusa de muitos profissionais por conta do seu uso. Onde ele está sendo usado, a rotina mudou, sobretudo por conta dos impactos diretos no cotidiano dos estabelecimentos e instituições de saúde. O ganho e eficiência são nítidos, principalmente pela transmissão online das informações referentes ao histórico dos pacientes e da mudança de conceitos que a tecnologia proporciona.

Evolução

Prontuário EletrônicoNo Brasil, as soluções tecnológicas dos prontuários eletrônicos começaram a ser disseminadas nos anos 90. No início somente tarefas simples eram desempenhadas, como a automatização de registros e atendimentos, passando para o fornecimento e a troca de informações clínicas sobre o histórico do paciente. A partir daí mais profissionais passaram a adotar os prontuários, que hoje se mostraram mais presentes e possuem uma marca interessante que diz respeito a sua interface, que estão cada vez mais sofisticadas. O prontuário eletrônico está mais simples de ser usado, sobretudo para a análise das operações, o que gera melhores resultados.

Além dessas melhoras, o processo se certificação se tornou um requisito obrigatório. Isso porque surgiu a necessidade de criar uma assinatura eletrônica para validação jurídica e ética do prontuário eletrônico. Tudo para aumentar a segurança no ambiente hospitalar, garantindo a privacidade dos dados. Algo que preocupa muitos médicos e demais profissionais. As atualizações também permitiram segmentar os prontuários de acordo com a necessidade e a especialidade clínica de cada instituição.

Para onde caminha esta evolução

A tecnologia do prontuário eletrônico tornou mais simples desde as tarefas mais simples, como anotações e recomendações até o controle de medicamentos e organização do histórico de pacientes. Sem contar que é possível acessar determinados dados de qualquer lugar do mundo e a qualquer hora. Já existem fornecedores de prontuários que desenvolve sistemas específicos, com diversas possibilidades aliadas as necessidades clínicas da instituição.Prontuário Eletrônico

Muitos sistemas permitem a checagem automática do acesso ao prontuário do paciente, identificando informações precisas como o código de barras de um determinado medicamento, bem como seu lote e validade. Cada uma das fases é conferida e libera o acesso a próxima. Até mesmos a checagem, que antes era feita manualmente, é registrada no sistema e pode ser acessada a qualquer hora. Isso gera menores riscos de erros que podem ocorrer de forma manual. Erros de transcrição também são comuns em receituários e demais etapas do prontuário convencional. A grafia dos profissionais e falta de atenção são os principais responsáveis por esses erros, que podem ser sanados com o uso do prontuário eletrônico.

A segurança no ambiente hospitalar e clínico aumenta significativamente com a implementação do prontuário. Com a disseminação desta tecnologia é possível atualizar diferentes procedimentos, sobretudo nas rotinas dos profissionais de saúde. Buscar o uso de forma significativa ainda é uma questão controversa e por essa razão muitos profissionais batem na tecla da segurança e sigilo dos dados. Este ainda é o maio desafio para a promoção e utilização desta ferramenta, cujas possibilidades são quase infinitas e os benefícios também.

No comments yet.

Deixe um comentário

*