Propriedades Medicinais do Cártamo

O cártamo é uma planta rica em propriedades medicinais e muito utilizada tradicionalmente na China, onde é conhecida como “Hua Hong”, a sua antiga medicina, aplicada para tratar a doença cardíaca coronária e doenças circulatórias, tais como a trombose e problemas menstruais.

Planta Cártamo

O Cártamo é utilizado como medicamento natural em todos os continentes e culturas para tratar uma vasta gama de doenças.

Propriedades e benefícios do cártamo para a saúde

Na América o Cártamo (Tinctorius Cathamus) começou a ser utilizado a partir do século XIX, em fitoterapia , especificamente para estimular a transpiração, a menstruação e tratar o sarampo, bem como para todas as doenças febris.

Na medicina ayurvédica índia, as flores são usados para tratar a sarna, a artrite e a dor no peito. O óleo de cártamo é utilizado para a profilaxia e a arteriosclerose. O óleo de cártamo, e suas sementes, são também usadas como um laxante.

óleo de cártamo

Os benefícios medicinais do cártamo têm sido utilizados eficazmente na medicina natural como sudorífico e diurético. O chá de cártamo bem quente produz uma transpiração abundante que induzir na diminuição da temperatura do corpo (reduz a febre), portanto, é mais do que o indicado para o tratamento da gripe e outras doenças respiratórias.

Outros benefícios do cártamo

Outros benefícios saudáveis do cártamo é como sedativo natural, utilizado nos tempos antigos para tratar casos de histeria que se relacionam com a clorose, bem como as tinturas alcoólicas da planta que são muito eficazes para tratamentos externos ou tópicos em feridas ou úlceras, pois é um excelente anti-séptico.

Dentro da sua vasta gama de usos medicinais também encontramos registros da planta como sendo uma planta abortiva, expectorante, laxante, pneumónica, e inibidora tumoral.

Novos estudos indicam que as flores de cártamo, reduzem os níveis de mau colesterol ou LDL, sendo desta forma eficaz na redução do risco de doença cardíaca coronária.

No comments yet.

Deixe uma resposta

*