SEO – O que significa

 

A palavra “SEO” na verdade é a sigla para “Search Engine Optimization”, que, em português, quer dizer algo como “Otimização de Motores de Busca”. Mas, primeiro, o que são motores de busca?

Sabe quando você precisa pesquisas algo para uma pesquisa ou para sua própria curiosidade e entra no Google ou no Yahoo, digita lá o que você precisa saber e milhares ou milhões de respostas surgem direcionando você para diversos sites? Isso é realizar uma busca e o Google ou o Yahoo são os sites motores de busca.

Agora sobre a otimização: se você já percebeu, quase ninguém, quando busca algo, resolve ir para a segunda, terceira página e assim por diante para verificar outros resultados, ou seja, só interessam os sites que se situam na primeira página de resultados. E para todos esses sites, estar ali, sendo encontrados logo de cara, é uma realização, pois a visibilidade é muita e, consequentemente, a quantidade de pessoas entrando em seus links será grande também. Mas e quanto aos sites que não estão na primeira página, como fazem para ficar lá? É aí que o SEO entra: ele vai otimizar essas buscas fazendo com que o seu site possa aparecer lá entre os primeiros.

E como que o SEO funciona? A equipe de SEO que é contratada possui diversos artifícios para fazer com que seu site seja mais relevante para os motores de busca na hora que alguém pesquise algo relacionado a ele. Por exemplo, antes de tudo eles definem as palavras-chaves que mais se relacionam com o conteúdo de seu site, depois eles podem fazer com que outros sites possuam referências e linkagens do seu site, pois uma vez que os sites de busca verificam que outras páginas estão falando da sua, eles consideram o seu conteúdo mais importante.

Esse é apenas um exemplo de vários utilizados pelas equipes de SEO em seus trabalhos. Mas é importante saber que o trabalho do SEO gera resultados relevantes, trazendo indiretamente a venda da sua marca e/ou produto e serviço, e o resultado não é imediato, podendo aparecer de médio a longo prazo. Para resultados urgentes e de curto prazo, específicos para venda, existem outras ferramentas como o PPC (Pay per click).

No comments yet.

Deixe um comentário

*