Tomada de decisão na crise

Em 2015, mais de 225 mil demissões aconteceram, até agosto desse mesmo ano a taxa de desemprego estava em 8,7% e a tendência é só aumentar. A inflação aparece também como outro vilão, principalmente para as classes mais baixas e o dólar levanta voo em direção a números estratosféricos. De fato, as notícias em relação à economia brasileira, não são animadoras. Porém, em tempos de crise, todas as dicas são boas para que você ou seu negócio não  seja afetado de forma cruel.

O comportamento das empresas

A teoria da seleção natural já foi desenvolvida por Darwin há muitos anos e, em momentos de crise, ela é validada em âmbito corporativo. Há três grupos de empresas no período de crise:

Empresas que não se adaptam:

Aqui a seleção natural entra em pauta, como aconteceu com a Kodak que, com o advento da câmera digital, não conseguiu se adaptar ao mercado e fechou as portas em 2013. O surgimento da câmera digital foi um benefício para muitas empresas e uma ameaça para o mercado da Kodak que não se atentou para essa tendência e acabou fechando.

Empresas que se adaptam:

Essas são as empresas que evoluíram, pois se adaptaram às mudanças que o mercado exigiu em algum período e permanecem. A LG, por exemplo, nasceu como uma empresa que produzia produtos químicos, principalmente os de limpeza e a partir do ano de 1958, iniciou à produção dos produtos eletrônicos que viriam a definir a empresa em nível internacional.

Inovadoras: 

O grupo das inovadoras é aquele que se aproveita desses momentos de crise para crescer.  Assim como as empresas que se adaptam ao mercado em tempos de dificuldades,  os criativos estão sempre antenados, com uma imensa capacidade de enxergar uma oportunidade nessas circunstâncias. Por isso, é essencial mapear seus concorrentes e o ecossistema do seu negócio, para que elementos surpresas não apareçam e “quebrem” seu negócio.

Como se preparar na crise

Reduza custos e observe as necessidades do mercado. Perceba  que neste período a oferta de mão de obra qualificada é ainda maior. Lembre-se, é justamente aí que as oportunidades para inovar e construir um novo negócio aparecem. Como e em quanto tempo você irá reagir e se adequar à realidade é o que será o grande diferencial. Essa pode ser a sua chance de empreender um negócio de sucesso, mas não esqueça de considerar as necessidades do mercado e não apostar em algo saturado.

No comments yet.

Deixe um comentário

*