Use o fluxo de caixa na sua empresa

Você que está abrindo um novo negócio agora ou já abriu há algum tempo, você já ouviu falar do fluxo de caixa ou então começou a utilizá-lo na sua empresa? Se sua resposta for “sim” para as duas perguntas, então você está indo bem. Se for “não” ou “sim” só para a primeira delas, então é com você que queremos falar hoje!

Primeiramente, o fluxo de caixa é uma forma de registrar toda a gestão financeira de uma empresa. Nele você tem todas as despesas e as receitas, isto é, a movimentação financeira da sua empresa, expressa, mais tarde, em um saldo final que corresponde ao dinheiro que sobrou em um tal período de movimentações do seu caixa. O saldo é importante para mostrar como a sua empresa está indo: caso ele seja um valor negativo, algo vocês estão fazendo de bem errado, gastando mais do que ganhando, e caso seja positivo, só bastará apurar se o valor está entre o desejado.fluxo de caixa

Fazer o fluxo de caixa, tê-lo como ferramenta na gestão financeira, é de extrema importância pois, além de te mostrar o saldo de uma empresa em um determinado período, ele também te ajuda a prever como seja no próximo período e assim por diante, simulando que, por exemplo, no próximo mês, você terá gastos iguais ou outros semelhantes, receberá de tais clientes e em tal quantidade, etc.

Assim, o fluxo de caixa também te ajuda a planejar a sua gestão financeira e empresarial. Sabendo como sua empresa gasta e quanto ela recebe de seus clientes, você visualizará tudo o que acontece e poderá mudar isso, adequar ao que acha que melhor será para sua empresa, investindo em novas áreas, ajustando gastos de algo, cortando despesas, expandindo sua empresa e muito mais.

Para começar o fluxo de caixa da sua empresa é necessário comprometimento, disciplina e consciência da importância que este possui, além de uma boa ferramenta onde você registrará o fluxo de caixa. Esta pode ser uma planilha montada por você mesmo ou softwares para gestão financeira disponibilizados por algumas marcas. Pesquise antes e confira o que será melhor para a sua empresa e para quem trabalha com a gestão das finanças. E boa sorte!

No comments yet.

Deixe um comentário

*