Vinhos online

O vinho é uma bebida muito apreciada no mundo inteiro, e é um produto da agricultura que geram um grande movimento em prol de sua sustentabilidade.

As práticas agrícolas das uvas buscam cada vez mais reduzir ou evitar a utilização de produtos que sejam defensivos químicos e também evitar a degradação do meio ambiente. Este processo é muito interessante e fundamental para os períodos que vivemos atualmente.

O que acontece no caso do vinho com a agricultura sustentável? Onde é que tudo começa? Conhece os vinhos online?

Para que possamos entender um pouco mais das consequências destas práticas de colheita, é interessante lembrar que a qualidade e as características do vinho dependem pelo menos de 90% das uvas ou apenas 10% das técnicas existentes de elaboração.

O solo com a agricultura orgânica se degrada muito menos, e aí vem o termo de plantação sustentável. Toda a sua certificação de ordem orgânica é muito complicada e burocrática então muitos produtores ainda cuidam bem de todos os seus vinhedos, mas não se interessam por este tipo de qualificação de ordem oficial.

Veja alguns exemplos da filosofia de sustentabilidade do vinho.

Na Borgonha, atualmente, todos os vinhedos trabalham de forma sustentável, com o objetivo de preservar todas as características naturais que resultam na grande qualidade dos vinhos que forem ali produzidos. Os cavalos sempre substituem os tratores na hora de realizar o trabalho dos vinhedos, trazendo ainda um clima muito interessante e nostálgico.

Na Itália, temos o chamado celeiro agrícola com quase uma totalidade de práticas orgânicas e sustentáveis na fabricação do vinho, todos os vinicultores abraçam de forma ampla esta ideia, aprimorando as suas práticas orgânicas nos vinhedos garantindo uma maior personalidade histórica dos seus vinhos principalmente.

Infelizmente algumas práticas sustentáveis possuem custos muito elevados, mas precisam adotar uma boa postura positiva para a natureza e para a saúde, além de dar preferência para vinhos que são fabricados e contam com excelente qualidade.

Esta prática nem sempre é vista em rótulos, e por isso vale a pena pesquisar e perguntar a todos os sommeliers mais detalhes sobre os produtores e sobre o processo de fabricação de seus vinhos.

 

No comments yet.

Deixe um comentário

*