No que é utilizado o ferro ligas

Demasiadamente utilizado nas industrias siderúrgicas o ferro ligas é uma composição a base de ferro e outros elementos que apresenta características diferenciadas de acordo com a proporção do elemento usado.

O ferro ligas também é muito usado no setor automobilístico, na área de eletroeletrônica e  hospitalar, além das áreas químicas e petroquímicas.

O ferro ligas são produtos intermediários que possuem o elemento ferro em sua composição. Essa característica é um dos motivos deste elemento ser quase exclusivo para o mercado siderúrgico e usado para fundição, além disso, é a característica do ferro ligas que o direcionara para cada setor.

Para a produção do ferro ligas é necessário uma alta tecnologia, e estas ligas normalmente são produzidas com a base de ferro e níquel, quando há esses dois elementos a liga é classificada como ferro-carbono.

Existem outras fusões de ferro ligas, por exemplo, as que contém cromo e os outras ligas. Estas são usadas quando a necessidade de um material superior ao aço, que seja resistente a solicitações mecânicas e corrosivas extremas.

Dentre os ferro ligas, as ligas mais utilizadas e conhecidas são que que possuem em sua base com silício, manganês, cromo e níquel. Ainda existem as ligas especiais, que em sua composição levam nióbio, silicio-magnésio, molibdênio, vanádio, titânio ou tungstênio, entre outras.

É o ponto de ebulição, ponto de fusão e a densidade, que definem a características dos ferro ligas. A junção destes três itens faz com que haja uma variação na função do uso final, na material prima empregada e disponível.

Ligas de silício, de manganês, de cromo, ligas de ferro-níquel, ferro-nióbio e ferro-fósforo, são algumas das composições de ferro-ligas, porém cada uma para um tipo de aplicação, que é definido pela sua propriedade e característica.

O Brasil exporta cerca de 46% da sua produção total de ferro ligas. Minas gerais é o principal produtor de ferro ligas no país, responsável por 50% da produção nacional.

No comments yet.

Deixe um comentário

*