6 Dicas para aprender uma nova língua sem complicações!

Fonte: Pixabay

Quer aprender espanhol para se candidatar a um emprego em Madrid? Dava-lhe imenso jeito melhorar o seu inglês para fazer aquela formação online? Ou queria apenas aprender alemão porque sempre teve curiosidade? Então, está a ler o texto certo!

As dicas que preparámos para si irão ajudá-lo a conseguir aprender uma nova língua sem complicações!

1. Tenha um objectivo!

Parece óbvio, mas convém relembrar. Se não tiver um objectivo bem definido, poderá sentir-se tentado a desistir ou a abrandar o ritmo assim que as coisas começarem a complicar-se. Escreva o seu objectivo num papel e cole-o no frigorífico: “viajar durante 3 meses pela Alemanha”, “trabalhar em Madrid”, “fazer aquela formação online”. Inconscientemente, vai estar a auto-motivar-se sempre que abrir a porta do frigorífico 🙂

2. Arranje um parceiro!

O companheirismo e até uma pequena competição são óptimos motivadores e irão ajudá-lo a não ficar para trás. Além disso, terá sempre alguém com quem praticar a nova língua em contexto conversacional o que é excelente para uma aprendizagem mais rápida.

3. Divirta-se enquanto aprende!

Faça como as crianças e não tenha medo de dizer palavras que não existem ou frases sem nexo. A melhor forma de aprender é brincar com o novo idioma, sem inibições, nem bloqueios. Nós aprendemos, errando. Comece diálogos com o seu parceiro em que vale tudo, menos usar a língua materna. De modo intuitivo, irá estar a procurar a forma mais correcta de se expressar e vai ver que o ritmo a que irá aprender novo vocabulário será muito mais rápido.

4. Estude conteúdos e não o idioma.

Claro que terá sempre de aprender as regras gramaticais. No entanto, irá conseguir aprendê-las mais rapidamente se as ‘testar’ em situações reais. Como? Através da leitura de uma revista, de um livro, de um texto, ao ver um filme, ao pedir a comida no seu restaurante espanhol preferido em espanhol (se os funcionários forem espanhóis, claro), ou até ao pedir indicações para chegar à praça de táxis em Lisboa a um cidadão estrangeiro, aproveitando para treinar francês 🙂  Desta forma, não irá apenas complementar a sua aprendizagem, como também irá facilitar bastante todo o processo.

5. Seja consistente.

Defina um horário para se dedicar à aprendizagem da nossa língua que escolheu e seja consistente. Acima de tudo é importante manter regularidade. Procure um professor ou escola de línguas na sua área e escolha um horário para as suas aulas que funcione e que seja fácil de cumprir todas as semanas.

6. Fale sozinho

Não há problema nenhum em falar sozinho, aliás, apenas irá ajudá-lo a melhorar a construção de frases e a identificar mais rapidamente vocabulário específico na nova língua que está a aprender. Além disso, na próxima vez que tiver de falar com alguém vai estar muito mais confiante também.

Acima de tudo RELAXE!

Se começar uma conversa dizendo “Ainda estou a aprender e gostava de praticar…”, a maioria das pessoas será paciente, irá encorajá-lo e ficará contente por ajudar.

E, definitivamente, ninguém irá ficar zangado consigo se tiver dificuldade em encontrar as palavras certas 🙂

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*