Quando limpar ou trocar o filtro

É importante consumir água limpa, livre de bactérias demais agentes nocivos a saúde. Por isso é recomendado ter em casa um filtro para a filtração ou purificação da água, que garante uma melhor qualidade. Os filtros possuem um elemento filtrante que deve ser limpo ou trocado de tempos em tempos, conforme seu tipo, períodos que esteja usando ou outros fatores. Apesar da água ser tratada, ela pode ser contaminada no caminho dos reservatórios até em casa, passando por tubulações sujas e enferrujadas.

A importância dos filtros

Filtro de barro.Os elementos filtrantes podem ser desde o carvão ativado até mesmo, velas de cerâmica (porcelana) passando por câmaras de osmose reversa. Não importa qual o tipo, eles funcionam da mesma forma: captam as impurezas em seus poros e “liberam” a água própria para o consumo. Os filtros irão retirar boa parte ou até mesmo toda a sujeira, mas podem perder essa capacidade se os poros ficarem entupidos. Por isso a importância de limpar ou trocar o elemento filtrante.

Como saber quando limpar o elemento filtrante

Existem diferentes tipos, vamos dar ênfase a vela do filtro de barro, o carvão ativado e a cesta (filtro) em rede. Em todos os casos, é importante lembrar que a água não pode ter cor, cheiro ou gosto e se apresentar algumas dessas características, o elemento filtrante deve ser verificado ou mesmo trocado. Além disso, o tempo médio para a troca é de seis meses, independente do elemento filtrante, exceto nos casos em que o fabricante afirmar que o período deve ser maior ou menor que os seis meses.

O período de troca também vai de acordo com a quantidade de água a ser filtrada, que geralmente é de 3 mil litros. Modelos de filtroVale ressaltar que também é um tempo padrão, que pode variar conforme o tipo de elemento filtrante, qualidade da água e intensidade do uso. O ideal é sempre estar atento ao manual do aparelho para ter certeza de quando é a hora certa de substituir o elemento filtrante. . Se onde mora a água não é muito limpa, a tendência é que o acúmulo de resíduos seja maior e será necessário limpar o filtro em intervalos menores de tempo.

Se o purificador ou filtro também é compartilhado por muita gente, também será necessário trocá-lo antes da data especificada pelo fabricante, pois quanto mais se usa o filtro, mais se acumulará sujeira e também será necessário trocar ou limpar o filtro com mais frequência. Algumas marcas apresentam um contador que avisa quando é necessário fazer a manutenção ou troca do elemento filtrante. Filtros desses modelos são ideais para empresas ou para quem não tem muito tempo a perder.

A troca

Fazer a substituição do elemento filtrante ou limpeza não é uma tarefa complicada, podendo ser feita com o mínimo de experiência. Siga as instruções do manual e mãos a obra. Não se esqueça de tirar o purificador da tomada e de desligar o registro, pois alguns modelos quando tira a mangueira continua o fluxo de água, podendo inundar o ambiente. Mesmo se for trocar o elemento, é importante limpar bem o reservatório, pois a sujeira pode ficar acumulada em seu interior.

No comments yet.

Deixe um comentário

*