Alfabeto ilustrado nas salas de aula

As classes existentes de educação infantil, e também de alfabetização, surge como primeiro tipo de contato que as crianças tem com as letras.

E levando isto em conta, a visualização de todas as mesmas, é de fundamental importância que os pequenos se sintam seguros ao reproduzir as mesmas para os papéis, e afinal ainda não aprenderam como é a grafia existente de forma correta das 26 letras existentes de todo o nosso alfabeto.

E ao se imaginar uma palavra que deve ser escrita, as crianças conseguem inclusive as montar, copiando as mesmas e traçando os riscos das palavras.

A importância do alfabeto na sala de aula

Ao se imaginar uma palavra que deverá ser escrita, as crianças conseguem a montar, copiando os seus traçados.

Com isto o alfabeto ilustrado que é afixado na sala é bem importante para o mundo da escrita, já que oferece uma maior segurança para quem estiver aprendendo os seus traçados em um primeiro momento. Com isto se a criança não lembrar para que lado fica a perna do P por exemplo, basta apenas consultar este alfabeto que é bem prático.

Toda a oportunidade de visualizar o alfabeto tem uma constituição voltada para a autonomia da criança, pois ela irá deixar de depender dos professores, ou também dos colegas, conseguindo por sua vez elucidar sozinha toda a sua imprecisão com as palavras, se tornando assim bem mais segura e se sentindo muito mais capaz.

Não basta contar apenas com um alfabeto afixado nas paredes, é importante se incentivar as crianças e os alunos a propor atividades que possam se despertar para uma fixação existente de símbolos das suas letras.

E ainda algumas das atividades poderão ajudar no processo de construção do conhecimento, como por exemplo as listagens de textos que são simples como as parlendas e os trava línguas, bem como as suas agendas telefônicas, entre outros.

Os professores devem sempre manter um cronograma determinado com as atividades para que elas possam ficar presentes no dia a dia de sala de aula. É importante que as mesmas sejam classificadas como aulas de fixação, e a ordem do alfabeto bem como a forma de utilizar as letras.

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*