Harmonização de vinhos

harmonização de vinhos
Confira em seguida algumas dicas para harmonização de vinhos, estas que vão desde combinações clássicas, o que pode e o que não pode, e ainda como começar e terminar uma refeição.

 

O vinho branco, ou champagne consumido com ostras.

Esta é uma das harmonizações mais naturais e importantes de fazer para um iniciante. Os vinhos brancos, assim como os espumantes, casam muito bem com ostras. Uma boa pedida é o Chablis, que é uma evidência, e o Muscadet também. Os vinhos brancos da Borgonha por exemplo, oferecem resultados perfeitos.

Vinhos naturais e doces podem acompanhar chocolates.

Os vinhos são de matéria nobre, mas derretem todos os gulosos, o chocolate casa muito bem com vinhos que são doces e naturais, entre eles temos o Banulys. Mesmo considerado como um ingrediente carismático, o cacau possui dificuldades para se associar ao champagne.

Invista em uma harmonização de queijos e um vinho branco.

Harmonizar vinhos e queijos é complicado, principalmente aos que gostam de vinho tinto. Este é um tipo de clichê totalmente obsoleto, já que de forma geral os vinhos brancos é que casam melhor com queijos.

Vale a pena testar, um champagne simpático, junto dos queijos de cabra, ou mesmo cervejas com queijo maroilles. Uma regra que poderá ajudar os iniciantes a encontrar uma boa combinação é untar os vinhos e os queijos de uma mesma região.

Procure evoluir aos poucos.

A harmonização de vinhos e uma receita é algo que muitos dos experts fazem todos os dias, e os novatos querem os imitar. Mas em contrapartida, o vinho é antes de mais nada uma questão de gosto. A primeira dica é seguir as suas afinidades com vários tipos de vinhos, assim você vai encontrar a aliança perfeita conforme seu gosto.

Servir grandes vinhos em refeições pode ser algo de mal gosto.

Os belos vinhos que são guardados para uma ocasião especial não precisam ter receitas para expor seu potencial de aromatização, e por isso os servir no jantar, mesmo que com cortes nobres de carne, ou o melhor queijo do mercado, pode ofuscar o vinho, por isso cuidado.

 

No comments yet.

Deixe uma resposta

*