Os paletes PBR

Criados para serem os melhores paletes do Brasil, os paletes PBR são os modelos de paletes padronizados e qualificados mais utilizados no país atualmente.

Vamos conhecer os motivos que fazem dos paletes PBR o que há de melhor em matéria de paletes?

A criação

Os paletes PBR foram criados no ano de 1988, como frutos de uma parceria entre a ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados), o GPD (Grupo Palete de Distribuição) e um grupo de profissionais que estavam empenhados em desenvolver um padrão para os paletes utilizados no país.

Palete de madeira modelo pbr

O grande avanço trazido pela ideia de se criar um padrão que viria a dar forma aos paletes PBR foi o de antecipar uma tendência de mercado, que nos anos 1980 era voltado à manufatura. O aspecto visionário do projeto que deu origem aos paletes PBR residia no fato de que foi antecipado que a produtividade passaria por uma verdadeira revolução, e que isso levaria a uma demanda cada vez maior por paletes PBR de altíssima qualidade.

Daí a importância do projeto desenvolvido pela parceria já citada anteriormente, que trouxe ao mercado uma nova forma de enxergar a organização logística e dos transportes dentro do Brasil.

Padronização necessária

A criação dos paletes PBR padronizados feitos pela parceria entre a ABRAS e o GPD foi extremamente importante, pois já fazia alguns anos, naquela época, que ela era necessária.

Um estudo organizado pelo GPD indicou que no Brasil, nos anos 1980, havia mais de mil tipos de paletes diferentes sendo utilizados. E isso dificultava demais as coisas para as empresas responsáveis pelo transporte e pelo armazenamento de produtos.

Com isso, se percebeu que só havia uma solução para o problema dos paletes brasileiros: a padronização dos modelos, criando um molde que serviria como base para todos os paletes usados no Brasil. E desse estudo surgiu o que chamamos hoje de os paletes PBR, ou seja, os paletes Padrão Brasil, que são amplamente utilizados até os dias de hoje em praticamente todos os cantos do país.

Essa padronização se mostrou extremamente eficiente, pois trouxe vantagens a todos os envolvidos no processo de logística e transporte brasileiros.

Adequação

paletes

A padronização que deu origem ao modelo dos paletes PBR que conhecemos hoje em dia se fez necessária também por causa das adequações das empresas que utilizam os paletes. Os depósitos de praticamente todas as empresas, atualmente, são padronizados para receber os paletes PBR que chegam com a medida padrão.

Essa medida padrão indica que o comprimento deve ser de 1,20 metro e a largura deve ser de 1 metro, que é o tamanho adequado para receber os paletes PBR utilizados atualmente em todo o país.

Essa medida é padrão em praticamente todo o mundo ocidental, sendo usada nos Estados Unidos e também na Europa, além do próprio Brasil e do restante da América Latina. Com isso, muito dinheiro é poupado todos os anos, já que o padrão facilita a armazenagem, e também evita que adequações tenham de ser feitas sempre que novas levas de paletes PBR cheguem aos locais.

E essa adequação fez muito bem à economia brasileira, que hoje em dia ainda é levada com a ajuda de paletes PBR desenvolvidos em 1988.

No comments yet.

Deixe um comentário

*