Algas marinhas na alimentação humana

O Japão é um país insular, ou seja, as pessoas vivem em ilhas. Por isso, a influência do mar sobre a vida e a cultura das pessoas é muito grande. Essa influência pode ser sentida de maneira muito forte na culinária. A presença de peixes e outros frutos do mar na alimentação é uma característica japonesa. Entre os frutos do mar usados na alimentação do povo nipônico estão as algas.

Durante muito tempo as algas marinhas foram consideradas como pertencentes ao reino vegetal. Depois, com o avanço da ciência, observou-se que as algas não possuem as estruturas típicas de um vegetal, pelo que passaram a ser classificadas à parte. A maioria das algas são unicelulares, e mesmo as que possuem estruturas mais complexas não posse uma raiz, caule e folhas como os vegetais. As algas obtém todo o nutriente que precisam por meio da fotossíntese.

Os humanos usam algas em todo tipo de atividade, principalmente para obter produtos químicos e farmacêuticos. Como alimentos, as algas possuem propriedades interessantes. Uma delas é a concentração de proteínas. O alimento Nori, um concentrado de algas, chega a ter quase três vezes mais proteínas que a carne. O Nori, alimento muito usado no Japão, China e Coreias é uma espécie de folha resultante de algas marinhas. O produto tem uma cor esverdeada ou avermelhada, dependendo do tipo de alga usada. Os mais comuns são esverdeados. Além de usado em forma de folha, pode seu usado em tiras, esfarelado ou espalhado sobre outros alimentos, como complemento. É rico em cálcio, ferro, vitaminas A, B e C.

O Kombu é um tipo de alga muito usado pelos japoneses na alimentação. Trata-se de um costume milenar da cultura nipônica. O produto foi alvo de disputas e conquistas das ilhas japonesas ao longo dos séculos. Somente no século XX essa alga passou a ser cultivada, o que provocou o barateamento e permitiu que mais pessoas pudessem se alimentar dela. O caldo dashi, usado na preparação de sopas, é preparado com a alga Kombu. Essa alga é vendida seca, em pedaços grandes ou esfarelada, recebendo nessa forma o nome de Oboro Kombu. Também pode ser consumida fresca, acompanhando pratos como o sashimi.

No comments yet.

Deixe um comentário

*