Relato de Viagem a Segóvia, Espanha

Viajar para Espanha e conhecer Segóvia foi para mim uma experiencia maravilhosa – ” Castela no seu melhor”

Relato e Guia de Viagem

Segóvia é uma cidade sensual a cada recanto, a cada calle, em cada monumento que se visita. É todo um encanto que transpira a influência de civilizações milenares. Diz-se de Segóvia pelo seu enquadramento, que é como um barco, em que o Alcázar é a proa e a Catedral o mastro principal.

España - Segovia

Itinerário:

Se quer visitar Segóvia a melhor porta para entrar é o monumental Acueducto, símbolo da cidade, em plena Plaza del Azoguejo. Construído no Séc. I d.c para abastecer de água um importante enclave militar romano, tem um comprimento total de 15 Km dos quais um é em arquearia simples e dupla, e o resto canal subterrâneo. De notar que entre cada uma das pedras que constituem o aqueduto não existe qualquer material de união, mantendo-se em equilíbrio graças às forças e peso das pedras, há dois milénios.

Subindo a Calle de Cervantes (início da rota – Segóvia Património da Humanidade) já dentro das muralhas chega-se à Plaza Mayor, onde quem mais impressiona é a Dama das catedrais, a Catedral de Sta. Maria, construida no ano de 1522-1570, que se encontra no ponto mais alto da cidade a 1.006 m de altitude. A sua construção iniciou-se em 1525 pelas mãos de Juan Gil de Hontañón e foi continuada por seu filho Rodrigo e Juan de Mugaguren, sendo inaugurada em 1558 como a última catedral gótica de Espanha.

Segovia - Plaza Mayor

No seu interior destacam-se o imponente coro e a capela maior, que possui um grande retábulo neoclássico de mármore e bronze, destacando-se no centro a «Virgen de la Paz», oferecida por Enrique IV de Castela. Pode ainda visitar o Museu Catedralício e admirar obras de Van Eyck e Berruguete.

Deixando o Plaza Mayor não pense que a história acabou! Segóvia apresenta um dos maiores espólios de igrejas românicas de toda a Europa, tanto dentro como fora das muralhas. Comece por S. Esteban e o seu espectacular campanário “a rainha das torres Bizantinas”, passe depois por S. Martin e S. Millan, e pare na Iglesia de Vera Cruz. A dois passos de Vera Cruz encontra-se o Santuario de la Virgen de la Fuencisla, patrona de Segóvia, cuja lenda conta que uma jovem judia de nome Esther ia ser despenhada injustamente, quando foi salva por intercessão da Virgem. Esther converteu-se ao cristianismo e mudou o seu nome para Maria, conhecida popularmente por Maria del Salto.

Outras Maravilhas

La Granja, near Segovia

Palácio de La Granja de San Ildefonso

Apenas a 10 Km de Segóvia não perca o encanto especial de los Reales sitios. O Palácio de La Granja de San Ildefonso e os seus majestosos jardins, e o Palácio de Riofrio que é um dos monumentos espanhóis que mais relembram os palácios romanos, que conta com um importante Museu de Caça. Existem outras Rotas a considerar embora mais longinquas, das quais destaco a Rota dos Castelos, a Rota do Românico e a Rota do Gótico. Garanto-vos que vale a pena!

O que mais gostei de Segovia

Alcazár de Segovia

Descendo a Calle Marqués del Arco avistamo-nos com o Alcázar de Segovia (ponto final da rota – Segóvia Património da Humanidade), espécie de castelo dos sonhos encrustado na confluência dos rios Eresma e Clamores. O Alcázar é um Palácio-Castelo que foi inicialmente concebido no Séc. XII, como fortaleza chave para o domínio do Reino de Castela devido à sua posição privilegiada. No entanto a partir do Séc. XV converte-se no centro da corte do reino, donde Isabel a Católica sai a 13 de Dezembro de 1474 para ser proclamada Rainha na Plaza Mayor de Segóvia.

Visitar as diversas salas do Alcázar é um passeio por diferentes estilos, começando no românico, passando pelo mudéjar e gótico, e terminando com o renascentista. Relevo especial merecem a Sala del Trono o del Solio, a Sala de Reyes onde estão representados os reis das Astúrias, Castela e Leão, e o Museo del Real Colegio de Artilleria que aqui teve residência entre 1764-1862, após a mudança da corte para Madrid.

Como viajar para Segóvia

A melhor forma de chegar a Segóvia é voar até Madrid (aeroporto de Barajas), e aí seguir de carro pelos 101 Km de ligação. No entanto, para os mais aventureiros como eu, é seguir pela Espanha adentro de carro, seguindo via Salamanca-Ávila-Segóvia, de modo a poder apreciar todo o esplendor do Alentejo espanhol. Pode ser mais cansativo mas é outra vista!

Onde ficar alojado

At Hotel Parador de Segovia

Para poder visitar com mais calma e tempo a esplendorosa cidade de Segóvia, optei por ficar num Hotel dentro da cidade, o hotel El Hidalgo HSR** sito na calle José Canalejas, por trás da Igreja de S. Martin. No entanto para bolsas mais abastadas existem opções de grande qualidade como o Hotel Parador de Segóvia**** e o Hotel Los Arcos****.

Quando viajar para Segóvia

Segóvia deve-se visitar em qualquer altura, pois é uma cidade constantemente em festa. Mas sugiro o mês de Outubro pela altura da festa da patrona da cidade, e também em pleno inverno, na altura dos nevões.

No comments yet.

Deixe um comentário

*