Os paletes euro no Brasil

Quando falamos de economia brasileira, rapidamente percebemos que houve um grande avanço nos últimos 20, 30 anos, com nosso país apresentando um crescimento, em alguns momentos, realmente bom.

Pois o que poucas pessoas sabem é que grande parte desse crescimento e avanço econômico brasileiro se deve, em grande medida aos nossos portos e armazéns, que com suas empresas de transporte e logística, trabalham para escoar as riquezas para todos os cantos do país.

E quando falamos de portos e armazéns, rapidamente nos chega à cabeça a figura dos paletes, como peças fundamentais desse processo, cuja participação nele se iniciou há muito tempo, com a chegada ao país dos primeiros paletes euro, que viriam a servir de base para a revolução do setor.

Vindos da Europa para o mundo

Palete_euroOs paletes euro, como o próprio nome sugere, são originários da Europa, de onde partiram para diversas partes do mundo, especialmente para os países ocidentais, e isso inclui o Brasil, onde tiveram papel importante em um processo de estilização e padronização dos paletes utilizados por aqui. Com um padrão de modelo que facilita em muito o trabalho dos profissionais no dia a dia dos armazéns e portos do mundo todo, os paletes euro rapidamente se tornaram a variedade mais comum no Brasil.

E com isso, logo surgiu a necessidade de se criar um padrão brasileiro de paletes, já que, além dos apreciados paletes euro, havia muitos outros tipos de paletes originários de várias partes do mundo. O problema disso era a falta de padrão, já que esses paletes apresentavam medidas distintas e, em alguns casos, até formatos diferentes, o que dificultava o manuseio no dia a dia, além de criar problemas na hora do armazenamento.

A solução foi dada por uma parceria entre alguns órgãos importantes ligados ao setor de transporte e logística, que decidiram tomar por base o modelo de palete mais apreciado no Brasil, o dos paletes euro.

O padrão brasileiro

Palete PBRDessa solução nasceram os primeiros paletes com padrão brasileiro, com tamanho especifico e formato também, que foram chamados de paletes PBR, ou seja, Padrão Brasil. Esses paletes tinham como base os famosos paletes euro, que tanto sucesso faziam, só que apresentavam um tamanho um pouco diferenciado, sendo um pouco mais largos e um pouco mais resistentes também, ou seja, perfeitos para se adaptar à dura realidade brasileira.

A capacidade de carga dos paletes PBR também ficou maior do que a apresentada pelos paletes euro, o que tornou esse modelo mais apreciado ainda, superando a variedade europeia. No entanto, apesar de ser o modelo padrão no Brasil nos últimos 25 anos, os paletes PBR não conseguiram retirar os paletes euro do mercado brasileiro, já que eles ainda são muito vistos na maior parte dos portos e armazéns do país. E eles ainda são fabricados em alguns lugares do próprio Brasil.

Os paletes euro que circulam no país atualmente, em sua grande maioria chegam da Europa, mas há uma quantidade considerável que é fabricada por aqui, o que mostra que mesmo com a criação dos paletes PBR, os paletes euro ainda são um grande sucesso, especialmente pela sua versatilidade.

Versatilidade e criatividade

sofá paletePois é sobre essa versatilidade dos paletes euro que vamos falar agora, já que, além de serem muito apreciados por seus préstimos ao trabalho das empresas brasileiras de transporte e logística, esses paletes também apresentam outras utilidades.

A mais conhecida atualmente é a decoração, já que esses paletes euro são vistos com muita frequência servindo como móveis para decorar salas, lojas ou outros ambientes, sempre emprestando uma elegância rústica realmente interessante. Como muitos dos paletes euro de outras épocas já não podem mais ser utilizados para sua finalidade original, é muito comum vê-los sendo reutilizados como móveis e outros acessórios de decoração.

Os paletes PBR também apresentam essa característica, sendo também muito vistos como peças de decoração em casas e em outros ambientes, demonstrando que herdaram essa outra característica dos paletes euro também.

Onde encontrá-los?

Tanto os paletes euro, quanto os paletes PBR são muito fabricados em todo o Brasil, sendo encontrados em praticamente todos os cantos do país, mas é sempre bom saber que há empresas que oferecem uma maior qualidade do que as outras.

Portanto, ao procurar por paletes de madeira, tanto de uma variedade, quanto da outra, é fundamental verificar se há um selo de qualidade que atesta que, entre outras coisas, a madeira utilizada é de qualidade e não é ilegal.

No comments yet.

Deixe um comentário

*