Como surgem as varizes

As varizes são veias que dilataram e surgem nas pessoas que possuem vasos sanguíneos enfraquecidos e as válvulas dentro deles (responsáveis por permitir a passagem do sangue e impedir o seu refluxo) defeituosas.

Não desespere! As varizes não aparecem de repente. A gravidez, a obesidade e a má postura são três factores que podem contribuir para o aparecimento de varizes. Geralmente, estes factores dificultam o bombeamento do sangue das pernas para o coração, o que provoca um congestionamento do fluxo sanguíneo, aumentando a pressão dentro dos vasos. Assim, as válvulas deixam de funcionar adequadamente e a acumulação, cada vez maior, de sangue no local pode levar à dilatação irreversível das veias – as varizes.

Veja como cada um dos factores funciona:

Gravidez

Durante a gravidez, além de alterações hormonais que enfraquecem as veias, o volume de sangue que circula no corpo da mulher é maior, o que aumenta a pressão dentro dos vasos. O peso do abdómen também dificulta o fluxo sanguíneo das pernas ao coração.

Obesidade

Não se sabe ao certo como é que a obesidade pode contribuir para o aparecimento de varizes. Alguns especialistas acreditam que as varizes estão relacionadas com a quantidade excessiva de gordura no corpo, que exige um volume maior de sangue para nutrir os tecidos, logo eleva a pressão nas veias. O sedentarismo, comum entre as pessoas obesas, também pode estar por trás do problema.

Má postura, desvios ortopédicos (pés chatos e joelhos voltados para dentro ou para fora) e uso de sapatos de salto alto.
O coração conta com os músculos da barriga da perna para conseguir vencer a força da gravidade e bombear o sangue para cima. Ao caminhar, esses músculos contraem-se e comprimem os vasos da região, impulsionando o sangue.

Passar muito tempo sentada ou em pé sem se movimentar imobiliza esse sistema, o que também prejudica o fluxo sanguíneo.

Já os problemas ortopédicos interferem na contração correcta da barriga da perna e acabam por atrapar o retorno do sangue. O mesmo acontece quando se usa salto alto acima de 10 centímetros.

No comments yet.

Deixe um comentário

*