Como aumentar o espírito de grupo de uma equipa de futebol

As melhores equipas de futebol do mundo são aquelas que cultivam e privilegiam um espírito de grupo muito forte. Não interessa ter muitos craques numa determinada equipa se cada um só olha para si ou se só se interessa com o seu sucesso pessoal. O futebol é um desporto coletivo e, como tal, não há vencedores nem glórias individuais. Dessa forma, para atingir os objetivos propostos, é preciso reforçar o espírito de grupo de uma dada equipa. Saiba como!

Reforçar os laços de amizade entre os jogadores

É fundamental que um clube procure reforçar os laços de amizade entre os jogadores que constituem o respetivo plantel. Hoje em dia, os plantéis são formados por vários jogadores de nacionalidades diferentes (brasileiros, colombianos, sérvios, espanhóis, holandeses, entre outros) e existe uma tendência para agrupar ou para formar grupos de jogadores por nacionalidade. Isto verifica-se em todos os clubes europeus, como o Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Bayern de Munique, entre outros. Isto nunca deverá acontecer no seio de um grupo, pois um clube de futebol vale pelo seu todo e na forma como todos comunicam e se defendem fora e dentro de campo. Nesse sentido, é frequente que eles brinquem uns com os outros, exijam de si próprios e convivam entre si para estreitar os respetivos laços de união e de entreajuda.

Organizar jantares e outros convívios

Muitas vezes, os clubes de futebol organizam jantares e outros tipos de convívio para estreitar os laços de amizade entre os jogadores que compõe o respetivo plantel. É uma forma de os colocar mais à vontade e também de sair daquele registo mais sério e profissional que existe nas sessões de trabalho preparadas pelas equipas técnicas. Nestes programas, os jogadores conseguem mostrar o seu lado mais intimo e, à conta disso, conseguem uma maior aproximação aos outros elementos do grupo.

Colocar os jogadores mais novos junto dos mais velhos

Esta é uma estratégia que é muito utilizada quando uma equipa vai para um determinado estágio. A colocação dos jogadores mais novos – como por exemplo os que vêm da equipa B ou os que foram contratados a meio da temporada – junto dos jogadores mais velhos, vai fazer com que os estreantes se sintam mais à vontade e bem recebidos e isso fomentará a coesão do grupo. Normalmente, os capitães de equipa têm um papel fundamental nestas situações, pois transmitem os valores e a mística do clube que defendem aos mais novos. Isto vai fazer com que o grupo fique mais forte e atrairá as atenções de todos: comunicação social, apostadores desportivos e apreciadores de futebol em geral.

Implementar um sistema de multas eficaz

Outra estratégia que contribui bastante para o aumento do espírito de grupo de um determinado clube é o da implementação de um sistema de multas eficaz. Muitas vezes, os jogadores atrasam-se para os treinos ou fazem outro tipo de asneiras e aí têm de pagar uma multa em frente ao grupo. Todos os jogadores são iguais e todos têm de pagar quando cometem uma infração (normalmente estas infrações a ser evitadas são definidas pelo grupo no início da época). Quando o valor das multas atinge um determinado patamar, os jogadores reúnem-se e organizam um jantar ou uma saída especial com esse dinheiro e todos saem a ganhar.

Discutir posicionamentos defensivos e ofensivos em grupo

Uma das formas mais eficazes para aumentar o espírito de grupo de uma equipa de futebol passa por discutir de forma consciente os posicionamentos defensivos e ofensivos da equipa em grupo. Muitos jogadores, normalmente os capitães de equipa, corrigem posicionamentos – ofensivos ou defensivos – para que a equipa seja mais forte nos seus processos de jogo. Assim, todos se sentem protegidos e a trabalhar em grupo para atingir os seus objetivos que passam indiscutivelmente por vencer os seus jogos.

No comments yet.

Deixe um comentário

*