Dicas dignas de um sommelier para saber como beber do jeito certo

A boa e velha cerveja é a bebida mais tradicional entre amigos e famílias. Quem não reconhece a cena daquela bela caneca congelada e branquinha, recém tirada do freezer que o garçom usa para servir o seu chope? E a cerveja 0ºC? Sabia que pra quem entende de cerveja de verdade é uma boa evitar esse tipo de coisa? Esses são só alguns dos erros que os beers sommeliers apontam que cometemos na hora de beber uma gelada.

Você sabe como degustar uma cerveja especial? É preciso apreciar a bebida com calma. Evite beber sua cerveja “estupidamente gelada”, já que essa temperatura mascara o sabor da bebida. O ideal é deixar “esquentar” alguns minutos para que as características da cerveja se pronunciem. Isso não significa que se deva tomar quente. Entre 2ºC e 5ºC você já sente o sabor e ainda assim tem no copo uma bebida gelada. Além disso, os copos congelados tendem a deixar a bebida aguada.

Os colarinhos mantém o gás, protegendo a cerveja do contato com o oxigênio e ajuda a preservar a temperatura da sua bebida. Evite pedir ao garçom para tira-lo, a não ser que realmente goste mais da sua cerveja sem ele. Agora, com exceção da apresentação em serviços de restaurantes, a lata é a melhor opção na hora de aproveitar uma cerva. Ela gela mais rápido, impede a luz de entrar em contato com a bebida, evitando a sua oxidação. Mas lembre-se de lavar a latinha antes, principalmente a parte superior, na qual se encontra a abertura.

Ah, e sabe quando a cerveja é servida normalmente, mas mesmo assim não forma espuma? Muitas vezes o problema disso é o copo sujo. Um detergente neutro não vai deixar aromas e assim você vai poder sentir o sabor de verdade que a sua bebida tem.

Apesar de super tradicional, a cerveja pode ser deixada de lado em algumas ocasiões mais refinadas como jantares ou recepções formais. Nesse caso, troca-la por um vinho ou espumante pode não ser uma má ideia. No entanto, consumir vinho para os brasileiros pode ser um processo até mesmo ’embaraçoso’ para os pouco afeitos aos rituais que envolvem a bebida por não conhecerem bem as suas classificações e tipos ou não saberem exatamente o que pedir. Quer começar a descomplicar agora mesmo? Então comece a beber. Para aprender a degustar qualquer coisa, é preciso experiência.

Pessoas sem o hábito de beber devem iniciar com vinhos ou espumantes demi-sec, ou seja, aqueles adocicados ou parcialmente doces. Entre os enófilos de plantão existe um certo preconceito com bebidas doces, como se fossem inferiores, mas isso tudo é bobagem. O importante é experimentar. E, como são mais palatáveis, agradáveis na boca, são os ideais para começar. Até uma pedrinha de gelo na taça do espumante ou um pouquinho de água no vinho servem para deixar a bebida mais suave e tolerável. Se alguém olhar você de cara feia por causa disso, não se importe, porque com o tempo o seu paladar vai evoluir e você vai ser capaz de diferenciar os sabores como um especialista.

Lembre-se que, independente de o assunto ser cerveja ou vinho, o mais importante é concluir se você gostou ou não da bebida e não se prender demais às questões técnicas. Se quiser se aventurar mais pelo mundo das cervejas, aproveite os códigos e cupons de desconto da Beer Planet. Você vai poder conhecer as melhores marcas com preços especiais, ofertas exclusivas e promoções selecionadas pela Voucher Codes Brasil. Quem quiser entrar no universo dos vinhos, por sua vez, deve conhecer a Sonoma, a sua conexão sua direta com uma vinícola! A marca é especialista em vinhos finos e acessórios gourmet. Não investe somente no requinte das bebidas, mas também na sofisticação do atendimento. Aproveite os cupons e descontos da Sonoma que só a Voucher Codes Brasil pode providenciar pra você!

No comments yet.

Deixe um comentário

*