Cinco regras de ouro para olhos saudáveis

Nos dias de hoje, a maior parte das profissões tendem a nos deixar cada vez mais em ambientes fechados, de frente a telas de computadores, smartphones e outras telas de eletrônicos multifuncionais. Com isso, a gente só acaba sentindo a concentração que foi exigida do nosso corpo na hora que o olho já está incomodado e seco. O que nos leva a primeira e talvez mais importante dica:

Mantenha distância das telas

Afaste seus os olhos de tudo o que é nocivo – as telas iluminadas de computadores, tablets, smartphones e qualquer outro aparelho que emita luz constantemente. Evite também, olhar diretamente para o sol. Quanto mais perto dessas telas você se mantiver, maiores as chances de que sejam causados danos à sua visão.

Sim, trabalhar na frente do computador é inevitável. Então que tal fazer uma pequena pausa a cada duas horas? Aproveite para piscar os olhos aceleradamente nessa hora, pois são essas piscadas que vão manter seus olhos lubrificados.

Quanto mais verde, melhor

Vegetais de folhas verdes são capazes de reduzir os efeitos negativos da exposição excessiva à luminosidade. O motivo para tanto é que – pasme – eles ajudam a absorver parte dessa luz, exatamente como fazem durante o processo de fotossíntese.

Alimentar-se de forma saudável também é muito importante para prevenir doenças que podem prejudicar sua visão, como o diabetes.

Cuidado com a maquiagem

Sombras, lápis, rímels e até o curvex podem prejudicar a saúde dos seus olhos, especialmente se fora da validade. Se possível, utilize-os apenas de vez em quando mas, se for necessário usá-los todos os dias, procure não aplicar produtos na área interna dos olhos, como na linha d’água. Se notar qualquer incômodo ao utilizar um produto específico, suspenda o uso imediatamente.

Sempre reserve algum tempo para tirar a maquiagem antes de dormir. Uma dica é manter lenços removedores do lado da cama para evitar a preguiça e esquecimentos. Dormir com maquiagem, além de causar irritação do produto que entrar nos seus olhos, também pode obstruir os poros ao redor destes, o que leva ao desenvolvimento de um terçol ou hordéolo. É importante lembrar que um terçol grave pode exigir antibióticos e até mesmo a necessidade de ser removido por um médico, ou seja: muita complicação que pode ser evitada de forma fácil.

Não use qualquer colírio

Apesar de conseguirem anestesiar muitos problemas oculares, os benefícios dos colírios são específicos para cada tipo de paciente. Os antialérgicos, por exemplo, não podem ser usados diariamente. Apenas o oftalmologista poderá indicar qual é a melhor opção para você. Mesmo se não tiver nenhum problema de visão, consulte-o pelo menos uma vez a cada 5 anos.

Não saia de casa sem óculos de sol

Nem mesmo no inverno. A exposição aos altos índices de raio ultravioleta provoca degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, na qual as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, pois as lentes sem essas propriedades podem até mesmo causar danos maiores comparados com quem não usa óculos nenhum. O motivo é simples: a escuridão da lente faz com que a pupila se dilate. Sem proteção, a radiação prejudicará a sua visão facilmente, portanto nada de compras no camelô ou locais de procedência duvidosa. Uma boa dica são os óculos da Oakley, já que possuem tratamento nas lentes que garantem essa segurança. Clique aqui para ver os descontos, ofertas e promoções que a Voucher Codes Brasil preparou para essa marca e boas compras!

No comments yet.

Deixe um comentário

*