Como economizar energia elétrica de forma eficaz

Além de ajudar no orçamento familiar no final do mês, a economia de energia elétrica traz uma série de benefícios à sociedade ligados a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A seguir será listada uma série de medidas e dicas de como economizar eletricidade:

Selo Procel

Sempre busque comprar equipamentos, dispositivos elétricos e eletrodomésticos com o selo da Procel. Tal atitude garante que o equipamento é mais econômico e com boa durabilidade. Eletrodomésticos certificados com o selo da Procel custam apenas um pouco a mais, porém a economia gerada por esses aparelhos, além de sua durabilidade ultrapassa com grande margem a pequena diferença de valores na hora da compra.

Desligar os aparelhos da tomada

Evite a todo custo manter o aparelho ou eletrodoméstico ligado na função “stand by”. Além disso, criar o hábito de desligar os aparelhos das tomadas também irá promover uma considerável economia, uma vez que esta energia é desperdiçada como calor (efeito Joule). Procure também utilizar lâmpadas mais econômicas, como as do tipo LEDs, por exemplo. Lâmpadas incandescentes têm rendimentos inferiores e perdem muita energia em forma de calor (novamente o efeito Joule presente).

Apague sempre as luzes

Trata-se de uma recomendação básica, porém pouco cumprida na maioria dos lares. Criar o hábito de desligar as luzes ao sair de um ambiente é uma excelente forma de também incentivar outros bons hábitos, como, por exemplo, desligar a televisão e outros eletrodomésticos quando não estão sendo utilizados.

Utilize outras formas de obtenção de energia

Ao aquecer a água do chuveiro, ao invés de utilizar uma resistência elétrica (chuveiro elétrico), um sistema de aquecimento solar é uma excelente alternativa, principalmente nos dias de hoje quando temos inúmeros dispositivos no mercado com preços muito acessíveis e que realmente compensam dada a enorme energia economizada.

Uso racional dos eletrodomésticos

Assim como o chuveiro elétrico, a geladeira é um dos principais responsáveis pelo maior gasto de energia elétrica em uma residência.  E algumas medidas simples podem diminuir este consumo, tais como descongelamento frequente de congeladores, pois a camada de gelo criada funciona como um isolante térmico aumentando o consumo de energia.

Ajuste do termostato de acordo com a temperatura ambiente (externa à geladeira); ou seja, no inverno procure manter a temperatura interna do eletrodoméstico não muito baixa, pois as trocas de calor entre o meio externo e interno serão menores por causa da menor amplitude térmica entre estes.

Atentar também para o estado de conservação das borrachas de vedação em geladeiras é uma boa prática de economia, como também evitar inserir alimentos quentes dentro de refrigeradores.

No comments yet.

Deixe um comentário

*